Foi, sem sombra de dúvidas, uma mais que justa homenagem!
Com muita emoção e algumas histórias revividas, seis ex-Presidentes da Junta de Freguesia de Mira foram recordados e “guardados para a posteridade” no Salão Nobre da Junta, que foi pequeno para todos os que quiseram estar presentes. Aliás, sobre isto mesmo falou Artur Fresco na sua intervenção, a lamentar o espaço reduzido desta que é a maior Freguesia do Concelho. A respeito desta situação, Raul Almeida, na sua intervenção acabou por deixar um compromisso: o de “auxiliar a Junta a ter um terreno para ali construir uma nova sede”.
Mas, voltando ao acontecimento do dia, Nuno Pedreiro em breves palavras mostrou o significado da sua pintura que procurou registar a essência desta terra numa só imagem… e que, tão bem conseguiu captar!
De Seguida, o Presidente Artur Fresco deu a conhecer a nova logomarca, que foi elaborada pelo designer Marco Custódio, e que trás na sua imagem de modernidade, um sinal de novos tempos para a Freguesia e de esperança num futuro mais risonho para os seus habitantes.
Seguiu-se uma romagem ao cemitério mirense para serem colocadas duas coroas de flores à aqueles que já nos deixaram, mas também deixaram a sua obra em prol da comunidade.
Pouco depois foi a vez do Padre Jerónimo benzer as viaturas que todos os dias realizam trabalhos na localidade, para que nada falte e, por último, aconteceu um almoço na Quinta das Cavadas, que deu um “toque final” a um programa bem elaborado.
Resta dizer que o que hoje aconteceu, já podia ter sido feito há muito tempo mas, por vários motivos ainda não havia sido possível. Porém, como ali foi dito, nunca é tarde para se homenagear as pessoas que por isso fizeram!
A história segue o seu caminho, mas é impossível que a sociedade deixe passar em claro o que não deve ser jamais esquecido. Estes homens (e suas equipas de apoio, é bom não esquecê-las…) tudo fizeram, como hoje tudo se faz, para que esta Freguesia não ficasse para trás no tempo. Modernizaram-na. incrementaram-na. E, cada um com sua forma de ser, engrandeceu ainda mais o espaço que nos cerca, enchendo-nos a todos de satisfação e orgulho, pois deram muito de si tendo muito pouco em troca. Por isso, este reconhecimento foi mais do que justo!
Bem-haja a todos os que transformaram a ideia desta homenagem num gesto que verdadeiramente ocorreu…