04.4.2024 –
O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, criado para ajudar a economia europeia recuperar-se após a COVID-19, está a dar o que falar…
Cerca de 150 agentes fizeram parte de uma operação que culminou em 22 detenções em Itália (o país mais beneficiado pelo Programa e onde terá começado a investigação), para além de Áustria, Roménia e Eslováquia.
Dos 22 detidos, 14 ficaram em prisão domiciliária e 8 em prisão efetiva.
A alegada fraude terá acontecido entre 2021 e 2023, quando um grupo “candidatou-se a fundos, que se destinariam a apoiar pequenas e médias empresas, apresentando depois falsos balanços para mostrar como eram “ativas e rentáveis”, quando na verdade estas empresas não existiam”, explicou a Procuradoria Europeia.
As autoridades europeias apreenderam carros de luxo como Lamborghini e Porsche, relógios Rolex, joalharia da Cartier, casas de luxo e criptomoedas em dezenas de buscas a casas e empresas.
Depois de se apropriar de fundos na casa dos 600 milhões de euros em Itália, o grupo terá transferido os fundos para contas bancárias na Áustria, Roménia e Eslováquia.
A investigação alega que o grupo tirava partido de criptomoedas e inteligência artificial para criar falsos relatórios e, assim, lavar dinheiro.
CNN/Jornal Mira Online