Foto-Concerto e Exposição Fotográfica Exterior na Pena

Tem ATÉ ESTE DOMINGO, 11 de Julho a Exposição Fotográfica exterior intitulada “SOM” da Associação fotografARTE e o Centro Cultural e Recreativo da Pena dispersa pela aldeia da Pena (Cantanhede).

A Exposição consta de 10 fotografias de autor publicadas originalmente num desafio público “Fotografar Fora de Portas” com essa temática, promovido pela Associação fotografARTE. As referidas fotos-cartaz estarão expostas em ambiente exterior, mais propriamente nas janelas de casas de moradores, nas vitrines de lojas do comércio local e outros espaços familiares à comunidade.

Decorreu também no passado sábado 3 de Julho, no Largo da Cruz, na mesma localidade, um foto-Concerto com a mesma temática realizado pelo projeto Cabra Cor de Rosa. 28 fotografias foram projetadas na fachada do edifício da antiga sede do Centro Cultural e Recreativo da Pena, sendo que cada uma delas teve a sua própria sonoplastia / música interpretada ao vivo.

Este conceito artístico compreende uma cumplicidade entre som e imagem no espaço público e pretende-se deste modo fazer sentir à audiência que a vida continua a existir mesmo em situações de adversidade, como a que vivemos atualmente com os condicionamentos decorrentes da pandemia, que está em constante e inevitável adaptação e que o isolamento, seja ele pessoal, coletivo, social ou cultural, pode ser contestado de diversas formas, sendo a arte uma das mais bonitas, marcantes e representativas.

A Exposição Fotográfica e foto-Concerto “SOM” resulta do trabalho em parceria da Associação fotografARTE e do Centro Cultural e Recreativo da Pena e conta com o apoio da União de Freguesias de Portunhos e Outil e do Município de Cantanhede.

Após esta estreia, a Associação fotografARTE e o projeto Cabra Cor de Rosa pretendem continuar a apresentar este conteúdo artístico, de forma itinerante, em parceria com outras associações culturais de comunidades locais do concelho de Cantanhede e/ou fora deste, encontrando-se em fase de receção de propostas nesse sentido.

Foto de João Faria