Pelo menos 17 pessoas morreram e há mais de 150 feridos na sequência de um forte sismo hoje sentido no Afeganistão, Paquistão e norte da Índia. O instituto sismológico norte-americano, reviu a magnitude para 7,5 na escala de Richter. As informações sobre as consequências são ainda escassas.
O norte-americano USGS tinha inicialmente reportado uma magnitude de 7,7. O abalo foi registado às 13:39 locais (9:09 em Lisboa) com epicentro a 196 quilómetros de profundidade no nordeste do Afeganistão, numa área remota das montanhas Hindu Kush, uma cordilheira no Afeganistão e Paquistão Ocidental.
De acordo com a Reuters, há 12 mortos confirmados no noroeste do Paquistão. Na cidade de Peshawar, pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, segundo a France Press, na sequência do desabamento de um edifício.
No Afeganistão, fonte do hospital de Nangahar relata a existência de cinco mortos e 55 feridos.
As agência notíciosas adiantam que o sismo fez sair para a rua as populações de várias cidades do Paquistão e do norte da Índia, incluindo Nova Deli, onde os edifícios foram sacudidos pelo tremor de terra durante mais de um minuto. Na capital indiana, a circulação do metro foi interrompida temporariamente.
Em Cabul, a capital do Afeganistão, não há eletricidade em algumas áreas da cidade.
Na zona de Lahore, no Paquistão, as linhas telefónicas estão desligadas.
EM ATUALIZAÇÃO
Fonte: sic notícias