Fisco investiga empresas portuguesas com ligações ao Luxemburgo

O fisco está a investigar empresas com ligações ao Luxemburgo. Segundo o “Diário Económico”, as autoridades portuguesas pretendem identificar empresas nacionais que possam estar a beneficiar do esquema que permitiu a centenas de multinacionais escapar ao pagamento de impostos.

Esta quinta-feira, a imprensa internacional noticiou que mais de 340 multinacionais canalizaram milhares de milhões de euros através do Luxemburgo, onde aproveitaram acordos fiscais para pagarem taxas de impostas mais reduzidas.

Depois de conhecida esta situação, esta sexta-feira, a administração fiscal pôs-se em campo e pretende passar a pente fino as relações de todas as empresas nacionais com o Luxemburgo.

Na mira do fisco, segundo o “Diário Económico”, que cita o secretário de Estado Paulo Núncio, está a identificação das sociedades com sucursais ou filiais naquele país e que possam estar a beneficiar de esquemas fiscais idênticos aos revelados, esta quinta-feira, pelo Consórcio Internacional De Jornalistas de Investigação.

A par do levantamento interno da Autoridade Tributária será também accionado o acordo de troca de informação fiscal, assinado em 2012 com o grão-ducado, com vista à obtenção de todos os elementos necessários pelas entidades portuguesas.

A Comissão Europeia está já a investigar os acordos secretos entre o Luxemburgo e mais de 300 empresas que permitiram a fuga ao fisco na ordem dos milhares de milhões de euros, enquanto o Governo luxemburguês nega ilegalidades nos acordos fiscais celebrados entre 2002 e 2010.

lux