17.8.2023 –
Esta situação tem gerado debate em torno da transparência nas taxas das companhias aéreas e da acessibilidade para os idosos, que podem ter dificuldades com tecnologia.
Um casal de idosos ficou chocado após ser-lhes cobrado um valor exorbitante de 128 euros pela Ryanair para imprimir os cartões de embarque no aeroporto. Ruth e Peter Jaffe, do Reino Unido, tiveram de pagar uma taxa adicional por terem descarregado acidentalmente os bilhetes de regresso em vez dos de ida.
A situação gerou uma onda de indignação nas redes sociais, com críticas em relação às taxas da companhia aérea. No entanto, a Ryanair defendeu que a cobrança foi justa, alegando que está de acordo com a sua política de check-in online.
Os especialistas em direitos do consumidor apontaram a necessidade de as companhias aéreas reverem as suas práticas de cobrança. Martyn James, especialista na área, salientou à BBC que muitas outras pessoas também já foram surpreendidas por encargos inesperados e instou as companhias aéreas a reavaliarem estas taxas.
O casal Ruth e Peter, que voava do Aeroporto de Stansted, em Londres, para Bergerac, França, ficou frustrado e nem queria acreditar no que tinha acabado de acontecer.
“Fiquei horrorizada”
Ruth considera o site da Ryanair “muito confuso”, mas achava que tinha imprimido os bilhetes certos. Foi já no aeroporto que percebeu que se tinha enganado.
Foi nessa altura que me disseram que teria de ir ao balcão da Ryanair para levantar o cartão de embarque e aí cobraram-me £55 (cerca de 64 euros) por pessoa”, contou a mulher à BBC.
A filha do casal expressou a sua indignação nas redes sociais, chamando a atenção para as taxas “injustificadamente altas e adicionais”, incluindo uma taxa extra para se sentarem juntos, devido a uma deficiência do pai.
SIC Notícias