01.12.2023 –
José Ramos foi o orador convidado
Mais de 80 pessoas assistiram no dia 29 de novembro, à sessão das Tardes Comunitárias, dedicada ao tema “A Filosofia é para todos”. José Ramos foi o orador convidado.
Coube ao vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, apresentar o convidado, “figura de grande saber, excelente orador e que nos que já nos honrou, em diversas ocasiões culturais, com a sua presença”.
O autarca salientou, igualmente, a “importância da Filosofia, que se traduz no verdadeiro amor ao saber e ao conhecimento, como forma de enriquecimento do Homem e das sociedades.”
Na sua intervenção, José Ramos salientou que a “Filosofia está ao alcance de todos” e “uma atitude reflexiva, de procura constante de saber que a mesma implica é fundamental para a felicidade dos indivíduos e das comunidades onde se inserem.”
A ONU instituiu a terceira quinta-feira do mês de novembro para celebrar o Dia Mundial da Filosofia, destacando a importância da Educação, Ciência e Cultura para o desenvolvimento do pensamento humano e cultura dos indivíduos.
Neste ano assinalado em 16 de novembro, a Unesco afirma que a Filosofia é uma disciplina inspiradora e uma prática quotidiana que pode transformar sociedades.
A sessão revelou-se animada e interativa e foi pautada por várias questões formuladas pelos participantes, relacionadas com a temática.
José Ramos é diretor da Nova Acrópole em Coimbra e da Universidade Sénior Eneias da Nova Acrópole. Médico de Medicina Tradicional Chinesa, leciona nesta instituição várias disciplinas, tais como Filosofia do Oriente e Ocidente, Simbologia, História das Religiões, entre outras.
É autor de vários artigos, na área da saúde, filosofia, história, simbolismo, sendo autor do livro “7 Lições de Filosofia com Walt Disney”, e coautor do livro “Valores Eternos”.
A Nova Acrópole é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove um ideal de valores intemporais que favoreça a evolução individual e coletiva, através das suas linhas de ação em Filosofia, Cultura e Voluntariado. A organização, fundada em 1957 por Jorge Ángel Livraga (1930-1991), historiador e filósofo argentino, está atualmente presente em 60 países e 10 cidades portuguesas.