Filme com imagens de Lisboa dos anos 20 nas “4ª Clássicas” em Cantanhede

A próxima sessão das “4ª Clássicas” em Cantanhede será no dia 2 de Março 4ªfeira, pelas 21h no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, e apresentará a longa-metragem “”Lisboa, crónica anedótica”
(1930) realizada por Leitão de Barros.

Trata-se de um documentário ficcionado sobre Lisboa descrevendo a forma pitoresca como se nascia, vivia e morria na capital anos 20 do século passado, contando com pequenas aparições dos mais populares atores portugueses da época… O filme será apresentado e contextualizado por Nuno Fonseca. Previamente será também visualizada a curta-metragem “Le Ballon Rouge” (1956) realizada por Albert Lamourisse e que será apresentada por Carlos Oliveira.

A entrada é gratuita, sendo aceites donativos para o Jornal Boa Nova, gerente do espaço. Vasco Espinhal Otero será como habitualmente o anfitrião da sessão. Os filmes são geralmente apresentados por cinéfilos da comunidade local.

Recorde-se que as “4ª Clássicas” em Cantanhede ocorrem desde 2016, sendo que esta iniciativa decorre com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada, Associação fotografARTE, Associação Lúcia Lima e Coletivo Artístico Efervescente, contando com o apoio da Paróquia de Cantanhede, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Junta de Freguesia da União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Município de Cantanhede, Cinemusicorium e Rádio Universidade de Coimbra.

Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 expansões das “4ª Clássicas” em Anadia, Mealhada, Águeda e brevemente ainda em mais concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.