09.6.2023 –
Dias 10, 13 e 17 de Junho: eis as datas que irão marcar a celebração de mais um aniversário daquela que é uma das mais prestigiadas intituições musicais da Região Centro…
A propósito da efeméride, o Jornal Mira Online conversou com Mário Cavadas, o Presidente da atual Direção, que iniciou “um novo ciclo em Outubro de 2021”.
Assumindo que a ideia inicial era a de “serem construídos novos projetos, novas dinámicas e novos objetivos” foi ao longo de três reuniões que tiveram com os músicos, que deu-lhes a “a absoulta certeza” de que estavam no caminho certo, ao apostar numa nova concepção de toda a estrutura.
“Os cerca de quarenta músicos com quem conversamos abertamente, foram bastante enfáticos, concordando com a Direção, de que era preciso haver mais motivação e concertos diferenciados, onde as pessoas que os fossem assistir não ouvissem sempre as mesmas músicas, nem saíssem frustradas!” confidenciou o dirigente.
Fazendo parte das novas linhas orientadoras do projeto, foi iniciada a composição de arquivos, visto que “até então, não havia acervo musical!”. Como tal, o capitão Amílcar Morais”, amigo de longa data da Instituição será homenageado pela Filarmónia dos Covões, visto que “ele se prontificou entregar-nos material, de forma digital, o que muito nos honra!”
O novo Maestro, já apresentado no Concerto de Primavera, a 14 de Maio, é David Ferreira e foi escolhido “após um escrutínio trabalhoso e rigoroso” e é sobre ele que pesa, a partir de agora, a responsabilidade de revitalizar e dinamizar o mais possível, a Escola de Música “que é uma aposta de inclusão social da nossa Filarmónica”. Com “oito professores e um coordenador pedagógico” estão lançadas as bases para que o número de alunos cresça, sempre a pensar na continuidade da Instituição e, daí, surgem apostas como a realização de almoço com os idosos da Prodeco, onde estes e as crianças da Escola de Música tocarão em pequenos grupos, para além de pequenos workshops, onde as crianças poderão experimentar os diversos instrumentos musicais à disposição.
Tudo isso faz parte de um projeto amplo de divulgação e captação de novos futuros artistas já que, através do protocolo estabelecido com a Prodeco o número de músicos “rondará os setenta” mas, notoriamente, o objetivo será o de cativar bastantes mais!
De realçar que a Audição Final da Escola de Música deste ano, acontecerá no dia 24 de Junho.
O Aniversário
Mário Cavadas deixa claro que a celebração deste ano acontecerá “em três momentos diferentes” que serão os seguintes:
Dez de Junho: Neste dia, em parceria com a Prodeco, acontecerá um mini-concerto, a entrega de diplomas e um almoço solidário que custará doze euros por pessoa, sendo que as crianças dos 7 aos 12 anos, pagarão apenas sete euros. Haverá, também, o desfile de veículos “Ingleses do Centro” que estarão a realizar o seu terceiro encontro por terras do Concelho de Cantanhede.
Treze de Junho: A celebração, propriamente dita, com missa, romagem ao cemitério e bolo de aniversário.
Dezassete de junho: Segundo Encontro de Bandas Filarmónicas
Atrair novos públicos, com um repertório mais diversificado é, por assim dizer, o sonho que irá realizar-se, de forma segura e paulatinamente. Enquanto isto, a Direção tratou de melhorar as condições do próprio edifício-sede da Filarmónica, no sentido de dar, também nesta área, um novo ar à Instituição, com obras que não eram realizadas desde há muito.
O orçamento desta empreitada ficou-se pelos 17.000,00 € (dezassete mil euros) existindo, ainda a compra de fardamentos e instrumentos novos para além da manutenção de instrumentos sempre necessária.
A tasquinha na Expofacic, sendo bastante trabalhosa para todos, acabará por contribuir para que as contas fiquem equilibradas, após um período de muitos gastos que sucederam “a uma longa estagnação em todas as áreas” de uma Filarmónica dos Covões, que não se resigna, nem deita a toalha ao chão…
Jornal Mira Online