Temos muitos motivos para reclamar, estarmos tristes, amargurados e até… ansiosos em relação ao futuro deste país. Mas, o Jornal Mira Online orgulha-se de ter, como parceira, esta Filarmónica mirense.
Onde houver tristeza e amargura, eles tocam os corações mais duros. Onde houver silêncio, eles tocam e iluminam o lugar.
Onde houver alegria, eles tocam e aumentam o brilho ao redor..
O que vai ser lido a seguir, por si, é a prova cabal da garra e do querer destes rapazes e raparigas! Dias e dias na estrada. Horas e horas a carregar instrumentos, a tocar, a cantar e encantar…
Este é um texto de inspiração para nós, mais velhos, e aos mais jovens, também. Todos nós podemos seguir-lhes os passos e acreditarmos que nem tudo está definitivamente perdido. Pois, por mais “bancos maus” que nos deitem à frente, gente como esta existe “aos montes” para dizer que não… que não podemos deixar a angústia nos vencer. Aqui, a seguir, vai encontrar um plano detalhado do que se passa vertiginosamente em tão pouco tempo… e ainda se consegue pensar no futuro!
Eis o programa desta Banda:
Eram 04.30 horas da manhã de Sábado quando a Filarmónica Ressurreição de Mira arrancou em direção a Lebução, Valpaços, para um dia que viria a ser de muita música, centenas de quilómetros feitos e muito divertimento.
A Banda esteve presente nas Festas de Lebução no ano anterior e rapidamente a contrataram para este ano. Depois de um dia intenso de música (arruada, concerto, missa e procissão), o divertimento no autocarro não faltou e o cansaço parecia não existir. Pela 1 da manhã estavam a chegar a Mira e na manhã de Domingo já tocavam na Presa de Mira. Um fim de semana intenso com cerca de 15 quilómetros percorridos a tocar, mais de 10 horas a fazer música (em 48 horas!!!) e cerca de 26 horas que esta família passou junta… apenas num fim de semana!
Mas na Filarmónica não há descanso: Quinta-feira (dia 14) irá celebrar um Casamento em Mira, Sexta (dia 15) tocará em Vermoim Maia, Domingo (dia 17) estará em Mairos, Chaves, Quarta (dia 20) haverá concerto na Praia de Mira e depois mais um grande fim de semana.
No fim de semana de dia 23 e 24 a Filarmónica Ressurreição de Mira estará nas famosas Festas da Senhora da Agonia em Viana do Castelo, pernoitará em Monção pois o tempo de viagens já não dará para o regresso a Mira e no dia 24 estará presente nas Festas de Troporiz Monção.
Em Julho a Filarmónica teve 6 atuações e em Agosto teve 9 atuações e orgulha-se disso pois muitas bandas devido à crise, não têm tantas festas num ano inteiro.
Quem corre por gosto não cansa e esta família não se cansa mesmo de levar o nome de Mira a bom porto. Neste caso, pelo Norte do país onde o nome Mira já é tão conhecido e onde inclusive, já ganhou fãs transmontanos que acompanham a banda por todos os locais por onde ela passa.
A Filarmónica Ressurreição de Mira aproveita para lembrar que terá disponível um autocarro para excursão à Senhora da Agonia, no dia 23 de Agosto, sábado. O custo será de 15 euros e a saída de Mira será às 08 horas e 30 minutos e a saída de Viana do Castelo por volta das 00 horas e 30 minutos e o dia terminará em pleno com um Concerto da FRM. No ano passado a Filarmónica esteve presente nesta grandiosa festa e levou 3 autocarros, 2 com passageiros, um com a banda e 1 carrinha. Este ano contam levar uma grande excursão também para visitar a maravilhosa cidade de Viana do Castelo, estar na Festa da Senhora da Agonia e, claro está, apoiar a cultura mirense…