22.5.2024 –
Um excelente motivo para visitar Cantanhede nos dias 1 e 2 de junho…
O Festival Internacional de Dixieland está de regresso a Cantanhede nos próximos dias 1 e 2 de junho. O evento conta com a participação de cinco bandas Dixie nacionais e uma espanhola, oriunda de Tarragona.
Durante dois dias, o concelho será palco de duas dezenas de concertos diurnos, proporcionados pelas diversas formações musicais, envolvendo os locais de veraneio e os mercados concelhios, bem como as freguesias das bandas filarmónicas.
No dia 1 de junho à noite, as formações apresentam-se em modo de concerto de palco, num contexto mais estático, mas seguramente de enorme qualidade técnica, artística e musical.
Outro momento alto do Festival é a participação coletiva que se traduz no desfile dos agrupamentos, em pleno ambiente de festa, com uma musicalidade e alegria contagiantes, a que a população tem acorrido e participado de forma expressiva, enchendo as ruas da cidade de Cantanhede.
As quatro bandas filarmónicas do concelho marcam também presença, reafirmando a expressão e importância do movimento filarmónico concelhio, com um longo e extraordinário contributo artístico, educativo, recreativo e social no seio da comunidade.
Indispensáveis são também as restantes coletividades de âmbito cultural, nomeadamente os grupos de teatro amador, que trazem um contributo extraordinário à festa.
Para garantir animação em todos os momentos do evento, a Companhia Marimbondo apresenta-se este ano com animação itinerante Pennyfly.
O Festival Internacional de Dixieland culmina com uma Jam Session, que congrega todos os grupos na interpretação (mais ou menos uníssona) de temas genéricos deste estilo musical.
PROGRAMA:
1 de junho – sábado
10h00 – Filarmónica Cantanhede – Parque Verde da Cidade
10h00 – Xaral’s Dixie – Mercado Municipal
10h00 – Camisas Negras Brassband – Praça Marquês de Marialva
10h30 – Jabardixie Jazz Band – Parque Verde da Cidade
11h00 – Dixie Gringos – Parque Verde da Cidade
12h00 – “Jam Session” – Praça Marquês de Marialva
15h00 – Pennyfly (Companhia Maribondo) – Parque Verde da Cidade
15h00 – Xaral’s Dixie – Praia Fluvial das 7 Fontes
15h00 – Stromboli Jazz Band – Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
15h30 – Filarmónica de Covões – Covões
15h30 – Jabardixie Jazz Band – Covões
16h30 – Dixie Gringos – Terreiro do Paço / Piscina Natural de Ançã
16h30 – Filarmónica da Pocariça – Parque Verde da Cidade
17h00 – Camisas Negras Brassband – Parque Verde da Cidade
Concertos na Praça:
22h00 – Jabardixie Jazz Band
22h30 – Xaral´s Dixie
23h00 – Stromboli Jazz Band
23h30 – Chuck Wanslay & Dixie Gringos
00h00 – Camisas Negras
Dia 2 de junho – Domingo
10h00 – Jabardixie Jazz Band – Mercado da Tocha
10h00 – Xaral’s Dixie – Mercado de Febres
10h00 – Stromboli Jazz Band – Mercado de Cordinhã
10h00 – Camisas Negras Brassband – Cantanhede
10h30 – Pennyfly (Companhia Maribondo) – Cantanhede
11h00 – Dixie Gringos – Cantanhede
15h30 – Desfile de rua
– “Jam Session”
BANDAS PARTICIPANTES:
Dixie Gringos Jazz Band
Esta formação oriunda de Taveiro (Coimbra) propaga, há mais de 20 anos, o estilo de New Orleans, nos formatos de concerto e desfile, em festas, bares, animações de rua, entre outros eventos, fazendo acompanhar a música de momentos de grande alegria, dinâmica e sentido de humor. Na presente edição, serão acompanhados pelo extraordinário vocalista norte-americano Chuck Wansley.
Xaral’s Dixie
Esta formação é oriunda de Minde e apresentam-se nos seguintes termos: “somos nove elementos e o nosso objetivo é simples, divertirmo-nos e divertir as pessoas com este estilo tão alegre e desconcertante, sustentado num fraseado melódico, quase sempre alegre, definitivamente bem-disposto e sempre com a liberdade que está na base do estilo Dixie”.
Jabardixie Jazz Band
Mais próxima de Cantanhede, esta formação vem da vizinha vila de Arazede. Os Jabardixie Jazz Band são uma banda revivalista que através do colorido resplandecer dos seus sopros imbuído no pulsar extasiante e contagiante da sua secção rítmica e harmónica, revisitam temas clássicos do memorável cancioneiro que emanou do espírito de New Orleans.
Stromboli Jazz Band (Espanha)
Stromboli Jazz Band é uma formação que vem de Tarragona (Espanha) e a sua constituição remonta a 2012, contabilizando mais de 500 atuações. Caracterizam as suas performances alicerçadas em “boa música, com elevada dose de humor, teatro e uma grande interação com o público.”
Camisas Negras
Vindos de Santarém, com um registo musical um pouco diferente das demais bandas, o grupo Camisas Negras traz ao Festival uma abordagem mais abrangente que as Brass Band veiculam, com outra sonoridade.
Cottas Club Jazz Band
Os Cottas Club Jazz Band, vem da zona Oeste de Portugal, mais concretamente do Bombarral. Surgiram em 2003 e estão focados no Dixieland (ou Jazz tradicional), o som que foi tocado durante os anos 20 e 30 do século passado, na cidade-berço do Jazz – New Orleans.
FILARMÓNICAS PARTICIPANTES:
Filarmónica dos Covões
Phylarmonica Ançanense
Filarmónica Marialva
Associação Musical da Pocariça