Desde as 00h00 até às 23h00 desta terça-feira, a Proteção Civil contabilizou cerca de 1.200 ocorrências a nível nacional provocadas pelo mau tempo.
Um trabalhador da Câmara da Guarda ficou soterrado esta terça-feira na sequência de um deslizamento de terras, disse à Renascença o comandante Rodrigo Bertelo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Também em Alenquer, cinco pessoas ficaram desalojadas esta terça-feira na Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, na sequência da forte precipitação que se fez sentir durante a tarde, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários locais.
De acordo com Nuno Santos, pelo menos três habitações ficaram inundadas, das quais uma “em estado grave”, desalojando cinco pessoas.
À Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Merceana adiantou que as pessoas foram encaminhadas para casas de familiares.
Observando várias inundações ocorridas naquela localidade de Alenquer e nas proximidades, Nuno Santos afirmou, pelas 22h30, que os trabalhos de limpeza e socorro já estava a ser terminados.
“Estamos na fase final de limpeza de vias, estradas e no apoio das limpezas das habitações”, sustentou.
Segundo Nuno Santos, estiveram mobilizados 49 operacionais, apoiados por 15 viaturas, nas ocorrências registadas esta terça-feira na Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha.
Lusa