A 3.ª Feira do Ambiente Anadia + Verde vai dar mais vida à Praça Visconde de Seabra, em Anadia, nos próximos dias 1 e 2 de junho, a partir das 09h00, numa organização da Câmara Municipal.
Após o sucesso das duas primeiras edições, o certame regressa para continuar a sua missão de dar espaço e protagonismo aos produtos biológicos, às soluções ecológicas, e à proteção do meio ambiente. A grande novidade da edição deste ano é o leitão assado biológico.
Ao longo de dois dias, sexta-feira e sábado, a Praça Visconde de Seabra acolhe diversas oficinas, ateliers, demonstrações, palestras, exposições, vinhos biológicos e outras ações de divulgação da atividade das entidades participantes, designadamente associações ligadas ao setor ambiental, estabelecimentos de ensino, viveiros, empresas e produtores biológicos, havendo também um espaço de restauração, onde serão servidos almoços e jantares biológicos, a cargo da APPACDM de Anadia, revertendo a receita a favor desta entidade.
Tal como em 2017, a feira será palco para um encontro de automóveis elétricos, que vai decorrer durante os dois dias, e no qual serão explicadas e demonstradas as vantagens deste tipo de veículos.
Sendo 1 de junho o Dia Mundial da Criança, os mais novos terão direito a ações que lhes são especialmente dedicadas e que se prolongam até sábado.
Outro dos pontos altos da feira será o terminus da “Caminhada Verde”, que decorre, também no dia 1, no âmbito da Rota da Floresta. Na ocasião, os alunos da Escola de Vitivinicultura e Enologia da Bairrada irão entregar o testemunho da caminhada à presidente da Câmara Municipal de Anadia.
Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma alteração de comportamentos em prol do ambiente é um dos objetivos da autarquia, que pretende, ainda, incentivar a adoção de modos de produção mais amigos do ambiente, e que afastem o recurso a tratamentos com produtos químicos. Promover a produção e o consumo de produtos biológicos, dando-os a conhecer e exortando a população a consumir alimentos e vinhos produzidos segundo métodos e técnicas que respeitam o meio ambiente é também um objetivo deste evento.
Serão dois dias dedicados à promoção da cidadania e da qualidade de vida da comunidade, que irão ainda proporcionar bons momentos de confraternização. Na sexta-feira, 1 de junho, o certame poderá ser visitado das 09h00 às 22h00, e, no sábado, dia 2, entre as 10h00 e as 23h00, sendo a entrada livre.