Triunfo por 3-0
O FC Porto cimentou a liderança da I Liga antes do clássico com o Benfica ao vencer o Tondela por 3-0, no Estádio João Cardoso, em jogo da 23.ª jornada.
Sérgio Conceição promoveu algumas alterações no habitual onze inicial dos ‘dragões’, desde logo no eixo da defesa, com Pepe a substituir Militão, fora da convocatória depois de uma saída noturna. Manafá manteve a titularidade no lado direita da defesa, enquanto Fernando Andrade e Adrián ficaram responsáveis pelo ataque azul e branco.
A melhor entrada do FC Porto deu frutos à passagem dos 10 minutos, altura em que Pepe aproveitou um mau corte para inaugurar o marcador no seguimento de um lance de bola parada.
A reação do Tondela foi tímida nos minutos seguintes, com os ‘dragões’ a terem oportunidades para ampliar a vantagem, quer pelas iniciativas de Corona, quer pelas tentativas de Fernande Andrade e Adrián.
À entrada para os últimos 10 minutos da primeira parte, a formação de Pepa conseguiu subir as linhas e assumir um controlo maior no meio campo, ainda que não tenha incomodado verdadeiramente Casillas.
A etapa complementar começou da mesma forma que os primeiros 45 minutos, com o FC Porto a entrar forte e a chegar ao golo nos instantes iniciais. Óliver Torres aproveitou um alívio para disparar de primeira para o fundo das redes de Cláudio Ramos, estreando-se a marcar no campeonato com um ‘golaço’.
Sérgio Conceição chamou Maxi Pereira e Brahimi para os lugares de Manafá e Fernando Andrade e os ‘dragões’ marcaram pouco depois. Joãozinho traiu o guarda-redes e colocou a bola nos pés do argelino, que serviu Herrera para o terceiro golo.
De resto, o médio mexicano foi substituído por André Pereira logo de seguida, ele que estava em risco de falhar o duelo com o Benfica caso visse o cartão amarelo.
Com este resultado, o FC Porto cimentou a liderança da I Liga, agora com 57 pontos, mais quatro que o Benfica que recebe o Desportivo de Chaves na segunda-feira. O Tondela é 11.º, com 23 pontos.
Com Bancada.pt