A festa começou cedo no Dragão, confirmou-se com dois golos portistas que só chegaram na segunda parte e estabeleceu uma nova marca: são 91 pontos em 34 jornadas da Primeira Liga.
O FC Porto fechou, este sábado, o campeonato 2021/2022 com uma vitória que valeu o recorde absoluto de pontos obtidos na Primeira Liga: são 91, depois de uma vitória por 2-0 sobre o Estoril. Um autogolo de Joãozinho e um golo de Fernando Andrade chegaram.
A festa fez-se de bancadas cheias no Dragão. Apesar de uma primeira parte sem golos, não faltaram as cores – azul e branco, claro – que marcam o 30.º título dos dragões, nem um ligeiro – embora infrutífero – controlo do jogo pelo FC Porto, que somava mais posse de bola e mais remates.
Mas a questão dos golos resolver-se-ia rapidamente logo no arranque da segunda parte. Os dragões rendilharam um ataque pelo corredor central e fizeram a bola chegar a Zaidu que, no corredor esquerdo, cruzou rasteiro para o interior da grande área. Joãozinho, pressionado por Evanílson, acabou por atirar à própria baliza.
Depois dos golos, quem também entrou no jogo foi a trave: primeiro para negar um golo a Evanílson, depois para dizer que não a Taremi. O FC Porto parecia ter encontrado, em definitivo, o caminho para a baliza de Thiago Silva.
Mas os golos de pouco valiam nesta tarde. As palmas das bancadas saíam naturalmente e as mais fortes do jogo tinham um alvo definido: Pepe. O defesa-central, substituído aos 85 minutos por Rúben Semedo, recebeu uma ovação como poucos conseguem arrancar.
Mas, com Rúben Semedo, também Fernando Andrade tinha entrado em campo, e mesmo a tempo de participar na festa. Foi aos 87′ que, descaído sobre a esquerda, atirou cruzado e rasteiro para o 2-0. Soltava-se, sem dúvidas, a festa.
E Francisco Meixedo fez também parte dela: o jovem guarda-redes entrou para o lugar de Cláudio Ramos e é, também, campeão nacional 2021/2022.
TSF