19.7.2024 –
A falha informática está a afetar bancos, companhias aéreas, meios de comunicação e comboios.
Uma falha informática está a afetar vários setores a nível mundial, esta sexta-feira.
Em Portugal, o embarque de passageiros da KLM e da Ryanair está a ser feito manualmente, informou à SIC a ANA – Aeroportos de Portugal, empresa que gere os aeroportos nacionais.
As operadoras MEO, NOS Vodafone estão com falhas. Também há relatos de falhas no banco Santander Portugal.
No Reino Unido, estação televisiva SkyNews, parceira da SIC, não conseguiu emitir em direto durante algumas horas.
Microsoft diz que está a tomar “medidas de mitigação”
Segundo a BBC, esta falha estará associada à Microsoft. A gigante tecnológica Microsoft disse hoje estar a tomar “medidas de mitigação” depois de uma falha informática ter afetado muitas empresas, incluindo companhias aéreas em todo o mundo.
“Os nossos serviços estão em vias de ser recuperados à medida que tomamos medidas de mitigação”, escreveu a empresa na rede social X (antigo Twitter).
De acordo com o Downdetector, um site que monitoriza interrupções, desde a noite passada que foram registados picos repentinos de incidentes em vários sites que incluem aplicações da Microsoft.
Os problemas que começaram a ser detetados nos Estados Unidos, onde todos os voos de várias companhias aéreas foram suspensos, e espalharam-se por várias partes do mundo.
O aeroporto de Berlim, na Alemanha, está fechado ao tráfego aéreo, e a rede ferroviária no Reino Unido também está a sofrer perturbações, de acordo com as empresas, que apontam para problemas técnicos.
Os aeroportos de Schiphol, em Amesterdão, e de Praga, estão com problemas no funcionamento.
Hong Kong, Japão e índia também reportaram falhas no tráfego aéreo.
Na Austrália foi referido uma interrupção técnica de grande escala que afetou várias empresas, segundo o gabinete coordenador nacional de cibersegurança.
A Microsoft Azure, plataforma para gestão de aplicações e serviços, confirmou os problemas, adiantando estar a investigar e a trabalhar na sua resolução.
Esta interrupção do software ligado aos sistemas Microsoft tem feito com que, no caso de Espanha, estejam a ocorrer alterações nos sistemas da Aena e nos aeroportos da rede, que já alertaram para atrasos.
Na região central dos Estados Unidos, na quinta-feira à noite a companhia aérea americana de baixo custo Frontier Airlines já tinha comunicado o cancelamento de vários voos e a suspensão temporária das operações devido a problemas de reserva, o check-in, o acesso ao cartão de embarque.
No entanto, há algumas horas a companhia aérea anunciou na rede social X que os seus sistemas estavam a normalizar gradualmente e que estavam em processo de retoma das operações de voo.
As companhias aéreas norte-americanas United, Delta e America Airline anunciaram que vão suspender os voos.
No estado do Alasca, as linhas de emergência 911 (112 em Portugal) não estão a funcionar.
As companhias aéreas Ryanair e AirFrance anunciaram que estão com constrangimentos. A KLM suspendeu grande parte das operações, anunciou em comunicado.
SIC Notícias