A Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas (ANPME) e o Facebook acabam de anunciar uma parceria que pretende ajudar as PME’s portuguesas a potenciar o seu negócio através da maior rede social do mundo. No âmbito deste acordo, serão desenvolvidas várias sessões de formação práticas gratuitas sobre a utilização desta plataforma social para agregar valor às PME’s portuguesas.
A sessão decorrerá em Coimbra, dia 28 de outubro, e contará com especialistas do Facebook em marketing de pequenas e médias empresas, que irão partilhar conselhos práticos e fornecer um guia para ajudar profissionais e empresários a encontrar novos clientes, direcionar o tráfego para o seu site ou loja, ou apenas fidelizar clientes.
Será também uma oportunidade de aprender com casos de outras pequenas empresas portuguesas que usaram o Facebook para aumentar sua base de clientes e vendas. No final da sessão, os participantes obterão todo o conhecimento e confiança que precisa para imitar o seu sucesso.
De acordo com Nuno Carvalinha, Presidente da ANPME, “as PME’s portuguesas não podem deixar de aproveitar todas as novas oportunidades de negócio que a nova realidade das redes sociais criam, seja para potenciar o seu negócio localmente ou mundialmente. A ANPME pretende com esta parceria contribuir para o sucesso das empresas e dos empresários portugueses num mercado cada vez mais global e complexo”.
Para Natalia Basterrechea, directora de Assuntos Públicos do Facebook, “as PME’s constituem uma grande parte do tecido empresarial de Portugal e são fundamentais para a saúde económica do país. No Facebook, as pequenas e médias empresas têm encontrado formas mais eficazes para interagir com seus potenciais clientes, estabelecendo uma relação de proximidade sem precedentes e de acordo com os seus objetivos”.
O Facebook e as PME’s em Portugal
Em todo o mundo, existem hoje mais de 30 milhões de PME’s com páginas no Facebook. Na região EMEA – Europa, Médio oriente e África, existem mais de 7,5 mil milhões de ligações entre pessoas e pequenas empresas com cerca de 68% dos utilizadores do Facebook nesta região ligados pelo menos a uma página de empresa.
Em Portugal, esta taxa de utilizadores ligados a páginas de pequenos negócios é de 85%, num total de 197,3 milhões de ligações no nosso país.
“Com mais de 1.300 milhões de utilizadores espalhados pelo mundo e 5 milhões de utilizadores em Portugal, o Facebook é um novo motor de oportunidades para pequenas e médias empresas, de se conectarem com o seu público-alvo e conseguirem fazer marketing personalizado. O Facebook pode potenciar uma ideia e torná-la acessível a muitas pessoas. ”, explica Natália Basterrechea.
De acordo com o INE, mais de 99% do tecido empresarial português é composto por micro, pequenas e médias empresas com um número médio de dois ou três funcionários. Segundo a Informa D&B, em 2013 foram constituídas 35.296 novas empresas, o que representa um crescimento de 12,8% face a 2012.
De acordo com um estudo da Deloitte, em 2011, o Facebook teve um impacto nos 27 estados membros da União Europeia na ordem dos 15,3 mil milhões de euros, tendo gerado mais 232.000 novos postos de trabalho.
Neste contexto, a nova realidade das redes sociais tem sido cada vez mais importante para as PME’s portuguesas, que através delas se podem conectar com milhões de utilizadores podendo não só aumentar o grau de relação com os mesmos como potenciar inúmeras estratégias de relacionamento, ou estratégias comerciais.
Workshop Facebook/ANPME
Coimbra:
Data: 28 de Outubro de 2014 – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro
Morada: Rua Coronel Veiga Simão 3025- 307 Coimbra