Facebook anuncia novas funcionalidades

A maior rede social do planeta acabou de anunciar o desenvolvimento de novas funcionalidades com o intuito de melhorar a conetividade dos utilizadores ao Facebook.

A iniciativa surge, garante em empresa em comunicado, para “garantir que cada vez mais pessoas se ligam à rede” e tem por missão permitir que os utilizadores consigam tirar “melhor partido da sua presença online, independentemente da qualidade da Internet e do dispositivo onde o fazem”.

Para tal, o Facebook decidiu otimizar a rapidez da ligação, deixando de “fornecer o upload de vídeos caso a ligação à Internet não tenha qualidade suficiente”: ou seja, sempre que um utilizador estiver ligado mas com pouca rede, o feed de notícias incluirá “menos vídeos e mais atualizações de estados e links”.

O feed de notícias é, assim, o que mais muda, consoante a qualidade do sinal de Internet do utilizador. Para além da filtragem diferente das notícias a apresentar, a quantidade de histórias que o Facebook carrega automaticamente também baixa. “Desta forma, o utilizador verá primeiro a história que nesse momento lhe interesse, ao invés de fazer o download de uma panóplia de outras histórias”, reza o comunicado.

As fotografias presentes na rede social também poderão sofrer alterações, especialmente no que à qualidade diz respeito. O Facebook está a “investir em melhores formatos de fotografias” e fala em “JPEG progressivo” para explicar que, nos próximos tempos, a qualidade das imagens também vai ser afetada: antes, o utilizador teria de esperar que a imagem, na sua totalidade, fosse descarregada, enquanto que, agora, é possível ver versões de menor qualidade de uma imagem enquanto esta carrega, para que “os utilizadores possam ver alguma coisa ao invés de não verem nada”.

Esta função já estava disponível em dispositivos com o sistema iOS instalado, mas chega agora ao universo Android, prometendo ajudar a consumir menos dados e menos tempo.

Por último, e para facilitar a vida a quem tem uma ligação pobre ou de pouca qualidade ou está com o telemóvel em modo de voo, passa a ser possível aceder, em modo offline, às histórias que já tinham sido previamente descarregadas. Ou seja, quando a rede de um utilizador não lhe permitir aceder a novas histórias, este poderá ir visualizando as que já tinha descarregado, até ter acesso a uma rede com melhor qualidade, sem gastar dados adicionais no entretanto.

Fonte Jn