O acordo entre o Benfica e a NOS para a transmissão dos jogos de futebol promete abrir novos capítulos em Portugal no que diz respeito à negociação dos direitos televisivos dos clubes grandes. Tanto o F. C. Porto como o Sporting estão em conversações para novos contratos e por valores substancialmente superiores aos atuais.
Em relação aos dragões, o clube tem negociações em curso com a MEO e a NOS e entende que os 40 milhões de euros anuais contratualizados pela operadora junto das águias – 400 milhões em dez anos – passaram a ser valor de referência do mercado nacional. Este montante é o dobro daquilo que a Olivedesportos paga, anualmente, ao clube azul e branco num contrato celebrado em 2011 e com termo em 2017/18. Os portistas têm ainda a expectativa que a Vodafone se possa juntar à corrida.
De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, o Sporting também está a negociar a renovação do contrato das transmissões televisivas com as três operadoras nacionais e recebeu contactos de duas empresas televisivas estrangeiras, mais concretamente, da Eurosport e da Fox. As conversações têm registado uma base de valores bem acima dos 25 milhões de euros – os leões estão a receber, anualmente, 15 milhões com um contrato até 2017/18 -, mas também têm a expectativa de chegar a patamares próximos do montante contratualizado pelo rival Benfica.
Fonte JN