Exposição fotográfica mostra Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2

Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, durante o mês de fevereiro, a exposição “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”, da autoria de Nuno Furet.

A mostra é constituída por imagens captadas pelo fotógrafo, que retratam a viagem que realizou pela Estrada Nacional 2, que deu origem ao livro “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”, editado em novembro de 2019, e à exposição com o mesmo nome.

Composta por 20 fotografias, a exposição revela-nos a visão fotográfica do autor, mais do que apenas do fotógrafo, e pretende despertar e sensibilizar o visitante para o que o rodeia e para diferentes modos de ver esse mundo que desfila ao seu redor.

“A E.N. 2 tem início em Chaves e término em Faro, como será Portugal visto desta estrada que o corre de Norte a Sul, de ponta a ponta, de alto a baixo, de cabo a rabo? Foi esta a pergunta que me atravessou a mente, quando, em janeiro de 2014, conduzia por ela, entre Peso da Régua e Vila Real. A resposta surgiu, nesse mesmo ano, sob a forma de um levantamento fotográfico que resultou num livro, que está na base desta exposição”, revela Nuno Furet, sublinhando que “sem sair da estrada, são fotografias simples, apontamentos de detalhes que o vagar com que deve ser feita a viagem revela, esperando despertar no leitor/visitante o gosto por ver, mais do que apenas olhar, desfrutando, desse modo, de um país que se vai metamorfoseando a cada quilómetro, a cada centena de metros, ao virar de cada curva, diante dos seus olhos. Nesta exposição não haverá mais texto. Cabe ao visitante dar apenas mais um passo e iniciar a viagem ao sabor e ritmo da sua sensibilidade”.

Quem é Nuno Furet?

Nuno Furet nasceu em Viseu na segunda metade do século passado, mas foi residir ainda novo para a Figueira da Foz. Trabalhou nos mais variados setores de atividade, de apanhador de percebes a professor, operário fabril ou bancário.

A partir de 2001 encontrou no todo-o-terreno a forma de comunicar a outros a sua paixão pelo património. Em busca de mais ferramentas para consolidar essa mesma paixão, licenciou-se, em 2015, em Estudos Artísticos, Minor em Artes e Património, pela Universidade Aberta.

As artes, de resto, estiveram sempre presentes no seu percurso, recolhendo, como argumentista e realizador, distinções na área do vídeo (Louvor no BAVA-British Amateur Video Awards, com o filme ‘Festival Blues’, em 1989; Menção Honrosa no FIVA-Festival Internacional de Vídeo do Algarve, com o filme ‘Canais’, em 1991; Menção Honrosa no 1.º Festival de Vídeo de Oeiras, com o filme ‘Canais’, em 1992; Prémio de Humor no 5.º Festival de Vídeo de Oeiras, com o filme ‘Amor à primeira vista’, em 2000).

Por outro lado, a paixão pela fotografia surgiu muito cedo, fruto de uma câmara e um livro oferecidos pela madrinha. Não se preocupa muito com o lado técnico, deixando-se antes levar pela composição, num olhar atento e diferente ao que o rodeia.

O encontro dessas duas paixões resultou no livro ‘Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 –- Uma viagem fotográfica’.

Nuno Furet expôs no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e na Biblioteca da Universidade do Algarve, em Faro, em 2020; na Escola Secundária com 3.º Ciclo do Entroncamento, na Biblioteca Municipal São Brás de Alportel, na Biblioteca Municipal de Almodôvar, no Centro Cultural de Poiares, em Vila Nova de Poiares, na Biblioteca Municipal de Castro Verde, em 2021; e já este ano, na Biblioteca de Santa Comba Dão.