19.10.2024 –
Arquitectas da nossa Casa é o título do evento organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos (OA-SRC), a realizar no dia 26 de outubro, em Coimbra.
Com o objectivo dar visibilidade ao exercício arquitectónico contemporâneo realizado por arquitectas, Arquitectas da nossa Casa pretende proporcionar um espaço de reflexão e debate, mas, também, de reconhecimento e celebração dos diversos percursos destas profissionais.
Esta iniciativa irá dividir-se em dois momentos: um ciclo de conversas e a inauguração de uma exposição na Casa das Caldeiras, sede da OA-SRC.
Cátia Ramos, Cláudia Santos Silva, Liliana Moniz, Mariana Martins, Rita Coutinho e Sofia Araújo, membros do comité organizador do evento, pretendem “contribuir para uma maior visibilidade do trabalho desenvolvido pelas colegas membros da OA”.
“Importa evidenciar que, no quadro da OA, as arquitectas representam aproximadamente 13.000 membros, com cerca de 10.000 em exercício”, acrescenta a equipa.
A exposição, a inaugurar no dia 26 de Outubro, estará patente na Casa das Caldeiras até ao início de 2025.
Nesse dia, realizar-se-á um ciclo de conversas em torno dos seguintes temas: Arquitectura para a comunidade: metodologias e respostas e Arquitectas e exercícios da profissão: Desafios e oportunidades.
Entre as convidadas, destacam-se as arquitectas Paula del Rio, do atelier Blanco del Rio Arquitectos, prémio finalista emergente Mies Van Der Rohe 2024; Luísa Bebiano, Prémio FORMA 2022; Maria Neto, Prémio Távora 2015-2016; e Joana Ferreira pelo atelier Masslab.
De âmbito nacional, o evento é aberto a todos os membros da OA, estudantes de arquitectura e demais interessados. Todo o evento será de acesso livre, mas carece de inscrição prévia, até 21 de outubro, através do preenchimento do formulário disponível online.
Apoios institucionais
Sendo o primeiro evento do género realizado pela Ordem dos Arquitectos, conta, entre outros, com a referida participação e apoio institucional da associação Mulheres na Arquitectura, fundada em 2017, cuja atividade visa a reflexão e a acção no âmbito da equidade de género nas várias práticas implicadas no fazer arquitectura, cidade e território. Entre as suas fundadoras estrão presentes Joana Lages, Patrícia Pedrosa e Lia Antunes, arquitectas e investigadoras.
Também o International Archive of Women in Architecture (IAWA), sediado na Universidade da Virginia Tech nos Estados Unidos, e que desde 1985, que este arquivo procura documentar a história das contribuições femininas para o ambiente construído, se associou a esta iniciativa, através do apoio institucional. A sua diretora, Paola Zellner Bassett, participará nas mesas-redondas. O IAWA irá ser o recipiente digital dos contributos das colegas que se encontrarem em exposição.