Na hora do balanço, a avaliação dos responsáveis sobre o modo como decorreu a 26.ª Expofacic convergiu na ideia de que os resultados superaram as expetativas, tendo confirmando mais uma vez a sustentabilidade do evento, traduzida em receitas suficientes para fazer face às despesas. Durante o encontro da comissão organizadora com os patrocinadores e a comunicação social, foi esse o indicador com mais enfoque no âmbito de uma apreciação geral em que foi também enfatizado o interesse suscitado por algumas das novidades que contribuíram para a valorização do evento.
Para o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, “a Expofacic de 2016 evidenciou a grande atratividade que a caracteriza, quer no que se relaciona com a representatividade das empresas, quer no que respeita à participação dos agentes socioculturais locais, quer ao nível da afluência de público. Por isso o que importa relevar nesta altura é que a edição deste ano foi mais um passo importante na consolidação do certame”.
Segundo o autarca, “a feira chegou a um patamar de qualidade surpreendente, está noutra dimensão relativamente a outras, e a nós cabe-nos a tarefa de reforçar a sua dinâmica nos próximos anos, tornando-a ainda mais apelativa. As famílias, as pessoas, sentem-se bem aqui e é a pensar nelas que estamos sempre a procurar incrementar melhorias e a criar novos motivos de interesse ao nível do cartaz de espetáculos e em todas as outras vertentes”.
João Moura, que é também o presidente da comissão organizadora, do enalteceu “o trabalho desenvolvido por grande equipa, constituída por profissionais da Câmara Municipal e da INOVA-EM”, deixando “um testemunho de reconhecimento a todas as entidades envolvidas no certame, às empresas e empresários, que são os intervenientes em torno dos quais se organizam todas as restantes valências, bem como às forças vivas do concelho, nomeadamente as associações, as juntas de freguesia e as escolas e as IPSS”.
Quanto às próximas edições, o líder do executivo camarário diz que “o futuro se faz caminhando” e manifesta-se convicto de que “a Expofacic vai continuar a evoluir e a crescer. Acreditamos que há condições para prosseguir com a internacionalização iniciada este ano com a presença de três empresas espanholas e uma alemã, essa é sem dúvida uma via para reforçar o estatuto da feira”.
No mesmo sentido foi a intervenção de António Patrocínio Alves, presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, entidade que, como habitualmente, teve a seu cargo a gestão financeira, administrativa e logística da Expofacic. “A aposta na internacionalização é para intensificar, processo que passará pela realização de algumas ações de promoção, a começar já na FITUR de Madrid, em Janeiro. Trata-se de uma grande feira internacional e nós vamos ter lá um stand promocional da Expofacic, para atrair não apenas novos expositores mas também novos públicos com um cartaz de espetáculos que nessa altura já deverá estar delineado”.
Quanto aos resultados da edição deste ano “a comissão organizadora está muito satisfeita com os resultados”assinala aquele responsável, afirmando que, “embora nesta altura ainda não tenhamos os números definitivos, podemos adiantar que este ano foi de novo garantida a autossustentabilidade, ou seja, as receitas cobrem as despesas”.
Referindo-se à intensa cobertura mediática da edição deste ano como a demonstração do reconhecimento nacional do certame, Patrocínio Alves lembra a propósito que, “no dia 30 de julho, o Jornal da Uma e o Jornal das Oito da TVI foram emitidos em direto a partir de Cantanhede, com a inclusão de vários apontamentos de reportagem sobre temáticas locais, sem esquecer o especial de mais de uma hora na TVI24 com enfoque em aspetos relevantes do concelho. Tudo isto é fruto da relevância que os meios de comunicação atribuem à Expofacic, à qual aliás se deve igualmente a transmissão, no dia 31 de julho, da missa dominical pela TVI, seguida do popular programa “Somos Portugal””.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM a importância mediática do evento foi também evidente no modo como a Rádio Comercial se associou à sua realização: “para além da campanha de promoção que esteve no ar durante vários meses, instalaram no recinto um estúdio, a partir do qual fizeram a transmissão dos concertos. Os profissionais da Rádio Comercial não tinham a noção da dimensão da Expofacic e ficaram verdadeiramente surpreendidos com o que vieram encontrar aqui. Ao encerrarem a emissão despediram-se com um até para o ano, o que quer dizer muito sobre a avaliação que fizeram de tudo o que aqui se passou durante 11 dias”.
Depois de destacar o impacto de algumas iniciativas inovadoras e o sucesso de mais uma “Noite Branca, que ao registar a venda de um número de t-shirts superior ao do ano passado, reverteu numa verba considerável a favor dos Bombeiros Voluntários”, Patrocínio Alves agradeceu “aos patrocinadores, que mais uma vez funcionaram como verdadeiros parceiros, aos expositores, bem como às associações do concelho e outras entidades envolvidas”.