95.500 m2 de área, 47 tasquinhas, 7 palcos, 500 expositores, mais de 400.000 visitantes esperados… números que impressionam e que mostram a grandeza de um certame que volta em força!
Com as apresentações de Helena Teodósio, Pedro Machado e Idalécio Oliveira, foi dado o pontapé de saída da Expofacic 2022, na tarde desta segunda-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede.
Com uma grande diversidade de atrações, como é habitual a cada ano que passa, a Expofacic retorna, depois de dois anos de interregno forçado, com a mesma dinâmica e vitalidade que lhe é sobejamente reconhecida… mesmo além- fronteiras.
O orçamento, este, está definido como “um milhão e oitocentos e cinquenta mil euros” mas, apesar de ser um valor extremamente significativo, a Comissão Organizadora decidiu manter os preços pelos mesmos valores de 2019 apostando, claramente, num aumento exponencial de visitantes, desejosos de matar saudades da azáfama do evento que irá de 28 de Julho a 7 de Agosto.
Classificado como “um dos maiores, se não o maior certame de toda a região Centro e mesmo do país, na sua especialidade”, a Expofacic 2022 “pode contribuir para o impulsionamento da economia” através da “confiança e sustentabilidade demonstradas ao longo tempo”. Talvez, também por isso, Pedro Machado tenha afirmado que “Cantanhede é a Capital da Região no que se refere à mobilidade cultural” que oferece ao longo do ano e que tem o seu ápice no evento.
Atrações e Espetáculos
Exposições como “Gigantes da Idade do Gelo” que contará com um espaço de 1.500 m2, “Motas Clássicas” ou a habitual presença de “Animais Exóticos” irão atrair milhares de pessoas a cada dia do grandioso evento, deixando uma marca diversificadora que procura chamar a atenção desde os mais pequenos aos menos jovens, mostrando-lhes, a cada ano, novidades interessantes e, como tem acontecido, dando a oportunidade aos visitantes de fazer uma verdadeira viagem no tempo.
Já os espetáculos, como não podia deixar de ser, são fatores impolsionadores de atração. Shows para todos os gostos, para todas as idades, sem seguir um modelo único, ajudam a levar ao recinto, públicos diferenciados.
A lista de 2022 é longa, mas é possível destacar-se Zzoilo, Dino d´Santiago, Carlão, José Cid, Mariza, Tony Carreira, Mc Pedrinho, Gipsy Kings, Kura ou os eternos Xutos e Pontapés que fazem, há muitos anos, parte da mobília da Expofacic… sem ele, é como se a Expofacic nunca acabasse!
Tendo sido apresentada a Feira, resta esperar pelos dias e noites de festas a perder de vista. Cantanhede será paragem obrigatória para quem pretenda saborear a excelente gastronomia gandaresa e bairradina, divertir-se, fazer negócios ou, simplesmente, ver exposições ou assistir espetáculos.
Não importa o motivo pelo qual vai. Importante, mesmo, é ir e desfrutar!
Jornal Mira Online