Ex-administrador de transportes de Coimbra conhece hoje sentença

O Tribunal de Coimbra determina hoje a sentença de um ex-administrador dos Transportes Urbanos locais acusado de receber “luvas” para compra de veículos da empresa MAN.

Um ex-administrador dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) é acusado da prática de corrupção passiva na sequência da aquisição de autocarros da marca MAN e a MAN-Portugal, que detém a exclusividade da marca alemã de veículos pesados.

A empresa e um seu antigo diretor do departamento comercial são acusados de um crime de corrupção ativa em prejuízo do comércio internacional.

Segundo a acusação a que a agência Lusa teve acesso, o antigo administrador dos Transportes de Coimbra terá recebido “pelo menos” 20.000 euros por parte da sociedade-arguida com o objetivo de favorecer esta na adjudicação de contratos de aquisição de veículos pesados de passageiros (entre 2006 e 2009, os SMTUC adquiriram 13 autocarros da marca MAN e dois de uma marca sueca).

Nas alegações finais, que decorreram em janeiro, o procurador do Ministério Público (MP) considerou que o ex-administrador dos SMTUC e o ex-diretor do departamento comercial da MAN devem ser “condenados pelos crimes de que vêm acusados”.

O MP referiu ainda que não fica esclarecido se o ex-diretor da MAN-Portugal terá recebido “diretivas” por parte da empresa para entregar os alegados 20.000 euros ao então membro da administração dos transportes de Coimbra, considerando que a marca poderá ser absolvida, no âmbito do princípio ‘in dubio pro reo’.

O Ministério Público refere na acusação que os SMTUC acordavam preços e características dos veículos com a MAN-Portugal.

O arguido já foi condenado em 2016 pela Relação de Coimbra por peculato, ao dar um autocarro da empresa municipal ao ex-presidente do PSD de Condeixa-a-Nova para ser usado numa ação de campanha política.

A leitura de sentença está marcada para as 14:00.

Fonte: Lusa

Foto: © iStock