A campeã em título venceu por 3-2 com dois golos de Afonso Jesus e um de Miguel Ângelo.
A seleção portuguesa de futsal garantiu esta segunda-feira a presença nas meias-finais do Europeu2022, nos Países Baixos, perante a surpreendente Finlândia, que ultrapassou a fase de grupos com distinção na sua estreia em fases finais da modalidade.
A campeã em título venceu por 3-2 com dois golos de Afonso Jesus (4′ e 15′) e um de Miguel Ângelo (30′). Já os finlandeses marcaram por Miika Hosio (10′) e Panu Autio (27′).
Também hoje se disputa outro jogo dos quartos de final da prova, entre o Cazaquistão, vencedor do grupo B, com sete pontos, e a Ucrânia, que terminou na segunda posição do agrupamento de Portugal, com três pontos, a partir das 20:00 (19:00), no mesmo local.
Na terça-feira, realizam-se os últimos encontros desta fase (Rússia-Geórgia e Espanha-Eslováquia), também na Ziggo Dome, às 17:00 (16:00) e 20:00 (19:00), respetivamente.
Recorde-se que, na fase de grupos, os comandados de Jorge Braz almejaram o pleno, com nove pontos, resultantes das vitórias à Sérvia (4-2), Países Baixos (4-1) e Ucrânia (1-0).
Portugal e Finlândia já se tinham defrontaram três vezes, com saldo positivo para os lusos – duas vitórias e um empate -, mas, na memória, está ainda essa igualdade (2-2) com os nórdicos, na recente qualificação para o Mundial2021, que Portugal viria a conquistar.
Faz hoje precisamente dois anos desde esse confronto, na Póvoa de Varzim, em que a Finlândia esteve a vencer por 2-0, mas Bruno Coelho (39) e Cardinal (40) salvaram a formação portuguesa do desaire nos derradeiros instantes da partida de apuramento.