O senador republicano Bob Corker afirmou que o Presidente norte-americano, Donald Trump, arrisca colocar os Estados Unidos “no caminho da terceira guerra mundial” com as suas ameaças a determinados países.
“Ele preocupa-me (…) deve inquietar todos aqueles que amam o nosso país”, disse o antigo apoiante de Donald Trump numa entrevista publicada no domingo pelo The New York Times.
Trump voltou este domingo a usar o Twitter para os seus ataques políticos. O alvo do fim-de-semana era bem preciso: o senador Bob Corker, republicano e forte apoiante do presidente no passado. Terá mesmo sido cogitado para lugares-chave da Administração.
Este é apenas o primeiro de uma série de tweets, nos quais acaba acusado pelo mau acordo – nas palavras de Trump – negociado pelos Estados Unidos com o Irão.
A resposta de Corker surgiu, primeiro, através do Twitter, onde lamentava que a Casa Branca se tivesse tornado num centro de dia para adultos.
Mas o diálogo entre Donald Trump e Bob Corker não vem de agora. Na semana passada foi questionado sobre o ambiente tenso que envolve a relação entre o presidente e o secretário de Estado Rex Tillerson. A resposta de Corker foi vista como um golpe letal para Trump.
O senador republicano, visto como uma peça fundamental para a negociação de medidas emblemáticas de Trump, descreveu Tillerson, o secretário da Defesa, James Mattis, e o chefe de pessoal da Casa Branca, John Kelly, como “aquelas pessoas que ajudam a separar o nosso país do caos”.
No Senado desde janeiro de 2007, Corker anunciou em setembro último que não pretende concorrer a um terceiro mandato em novembro do próximo ano.
RTP