Et7ra Teatro apresentou “Os Maias – Episódios da Vida Romântica” em Cantanhede

Cerca de 300 alunos do 11º Ano dos agrupamentos de escolas Lima-de-Faria (Cantanhede) e Gândara-Mar (Tocha), do Centro de Estudos Educativos de Ançã e da Escola Técnico Profissional de Cantanhede assistiram à encenação de “Os Maias – Episódios da Vida Romântica” que o grupo Et7ra Teatro apresentou no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, a 4 de março.

Baseado na obra-prima de Eça de Queirós, o espetáculo foi promovido pela Câmara Municipal, em parceria com aqueles estabelecimentos de ensino, no âmbito do plano de atividades pedagógicas e de incremento à leitura que a Biblioteca Municipal tem vindo a desenvolver, normalmente com recurso à apresentação peças de teatro sobre textos literários que fazem parte dos currículos da disciplina de língua portuguesa em diferentes graus de ensino.

Foi esse, precisamente, o caso da produção teatral que o Et7ra trouxe a Cantanhede, no que constituiu para os jovens alunos do 11º ano uma estimulante experiência na abordagem a “Os Maias”, obra que é de leitura obrigatória em português.

O Et7tra Teatro nasceu em Gaia, por iniciativa de cinco amigos com forte ligação às artes performativas e que apostaram no desenvolvimento de um projeto orientado para a realização de espetáculos em escolas e bibliotecas, para públicos que normalmente não têm acesso a este género de expressão artística.

Sobre os “Os Maias – Episódios da Vida Romântica” a companhia refere que se trata de uma “história intemporal que caracteriza, através da escrita inteligente de Eça de Queirós, a sociedade lisboeta do fim do século XIX, evidenciando uma crítica social aos costumes que marcavam o quotidiano daquele tempo.”