Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu um vírus que provoca ou acentua a ‘burrice’ no ser humano. O vírus da alga foi observado em pessoas saudáveis e mostrou que afeta as funções cognitivas, indica o The Independent.
Cientistas norte-americanos descobriram o ‘motivo’ para a ‘burrice’ humana. O vírus da alga nunca tinha sido observado em pessoas saudáveis, mas foi descoberto que afeta as funções cognitivas, seja através da visão ou da perceção espacial.
A descoberta foi feita por uma equipa do hospital Johns Hopkins e da Universidade do Nebrasca, informa o The Independent.
O estudo baseou-se numa amostra de 90 pessoas, em que 40 testaram positivo ao vírus e revelaram, nos testes a que foram submetidos, mais dificuldades cognitivas do que os restantes.
Apesar do corpo humano conter imensas bactérias e fungos, o estudo mostra que existem micróbios específicos que têm efeitos negativos.
“Este é um exemplo perfeito que mostra que os microrganismos que temos são inócuos e podem afetar o comportamento e a cognição”, disse o responsável pelo estudo, Robert Yolken.
“Há muitas diferenças fisiológicas entre a pessoa A e B que estão codificadas num conjunto de genes que são hereditários, mas algumas diferenças são alimentadas pelos vários microrganismos que temos nos nossos corpos e a maneira como interagem com os nossos genes”, conclui.
Noticias ao minuto