O Mosteiro da Batalha acolhe, no próximo dia 14 de setembro, a partir das 11:00 horas, a sessão de apresentação de resultados do workshop internacional para a criação de projetos originais relacionados com a experiência de visita e memória dos quatro lugares Património Mundial do Centro de Portugal.
O workshop Turismo Responsável para um impacto mais inclusivo e positivo, promovido pela Turismo do Centro de Portugal no âmbito da operação Lugares Património Mundial do Centro, pretende desafiar um grupo de estudantes nacionais e internacionais a refletir sobre práticas de promoção turística sustentáveis e responsáveis através do design.
Ao longo de nove dias, entre 6 e 13 de setembro, os participantes são convidados a criar e desenvolver uma série de projetos originais a partir dos quatro lugares Património Mundial da Humanidade da Unesco na Região Centro de Portugal – em Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar – e da valorização dos recursos locais.
Os resultados deste workshop, coordenado pela Associação Futuro e em colaboração da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), serão apresentados pelos participantes e entidades promotoras do projeto no Mosteiro da Batalha, pelas 11:00h, no dia 14 de setembro de 2019.
Para além de um grupo de 20 estudantes de design nacionais que responderam a uma convocatória aberta realizada durante o mês de julho, a iniciativa conta ainda com a participação de um grupo internacional de 24 alunos da Universidade das Artes de Zurique (ZHdK) e a orientação de consultores de design e turismo convidados.
Esta é uma iniciativa promovida pela rede de promoção, qualificação e valorização turística dos quatro lugares Património Mundial do Centro de Portugal criada em 2017 e que une a Turismo Centro de Portugal, os municípios de Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar e a Universidade de Coimbra.