Santiago consolida a liderança, mas a disputa é renhida. Já as Marias lideram confortavelmente.
Santiago, para os meninos, Maria, para as meninas, foram os nomes preferidos dos pais portugueses em 2017, noticia esta quinta-feira o jornal “Público”, que cita dados provisórios do Instituto dos Registos e do Notariado.
Só neste ano, 5.580 meninas foram registadas com o nome de Maria, uma vantagem confortável face ao segundo nome mais usado – Leonor, com 1.623. Matilde espreita o segundo lugar, mas fica a 13 meninas de o conseguir.
Entre os meninos, Santiago é, pelo segundo ano consecutivo, o nome favorito dos pais portugueses: 1.869 meninos receberam este nome – uma “ascensão galopante”, escreve o “Público”, porque, em 2012, Santiago não constava dos dez primeiros e, em 2013, já estava no “top 5”.
No “ranking” masculino, a liderança é muito mais disputada. Francisco (1.742) e João (1.670) ocupam os segundo e terceiro lugar.
A lista dos 20 nomes mais usados mostra ainda tendências: Benedita é uma tendência entre as meninas, com 621 registos, tal como Camila, com 452. Entre os rapazes, Gustavo é uma novidade nesta lista.
RR