Estas fotos levaram o Facebook a banir fotógrafo

Michael Stokes, fotógrafo profissional foi banido do Facebook depois de publicar imagens consideradas impróprias pela rede social.

face

Já não era a primeira vez que o Michael Stokes, fotógrafo profissional, recebia avisos do Facebook depois de publicar algumas fotografias da sua autoria. Desta vez foi mesmo banido por partilhar uma fotografia de perfil de um homem nu a acender um cigarro.

A primeira vez que foi avisado aconteceu em Julho, quando publicou uma imagem intitulada “Mary, The Venus”, onde é possível ver uma mulher, dos Estados Unidos, em topless. É Mary Dague, uma veterana da guerra que sofreu ferimentos muito graves, com ambos os braços a acabarem por ter de  ser amputados, depois de uma explosão no Iraque. Posteriormente foi ainda diagnosticado cancro da mama. Mary é um dos soldados americanos que foi fotografado por Michael Stokes para o livro “Always Loyal”, a ser publicado em Novembro.

Depois da publicação o fotografo recebeu inúmeras notificações por parte dos administradores do Facebook e a imagem acabou por ser removida. Nunca mais voltou a receber avisos até esta semana quando aquela rede social enviou uma mensagem a dizer que não poderia voltar a publicar nada nos próximos dias por ter violado continuamente as regras da rede por partilhar conteúdos considerados impróprios. O aviso referia-se à fotografia do homem que pertence ao novo livro de Stokes, Masculinity”.

Michael Stokes acredita que as suas fotografias celebram o corpo masculino assim como os corpos amputados o que contraria a aceitação habitual de ver o homem e a mulher como meros objetos. Para o fotografo estes são os motivos pelos quais as suas imagens causam tanta controvérsia.

Fonte: Lusa

Fotos: Reprodução do Facebook do fotógrafo Michael Stokes