Decorrerá no dia 29 de Maio, pelas 10:30 horas, no Sitio do Cartaxo – Ecoturismo, na margem nascente da Lagoa de Mira, a inauguração da Estação da Biodiversidade da Barrinha de Mira e do Biospot da Lagoa de Mira.
Ao fim de um ano de preparação, o projeto da Rede Nacional de Estações da Biodiversidade no concelho de Mira vai entrar na sua fase conclusiva com a sensibilização e educação ambiental, através da implementação de duas estações EBIO no terreno.
Vão ser inauguradas a Estação da Biodiversidade da Barrinha de Mira e o Biospot da Lagoa de Mira. Nesses locais, ao longo da pista ciclo-pedonal e nas margens dessas lagoas, os visitantes vão encontrar painéis informativos (guias de campo) que os irão ajudar a identificar e a conhecer melhor a biodiversidade local, com destaque para libélulas, libelinhas, borboletas e plantas – a base para a conservação dos ecossistemas terrestres.
Programa:
10h:30m – Receção de convidados e interessados
10h:45m – Prova de produtos locais tradicionais
11h:00m – Apresentação: Para que servem as Estações da Biodiversidade? – Patrícia Garcia Pereira (cE3c, FCUL)
11h:15m – Visita inaugural guiada ao Biospot da Lagoa de Mira – Albano Soares (Tagis), Rui Félix (Tagis), Sandra Antunes (Tagis) e Patrícia Garcia Pereira (cE3c, FCUL)
11h:45m – Demonstração da técnica de recolha de larvas de libélulas e libelinhas com uma rede de arrasto – Albano Soares (Tagis) e Rui Félix (Tagis)
12h:00m – Encerramento