Está a chegar ao fim a exposição sobre Cristiano Ronaldo em Anadia

FACEBOOK PUBLICACAO

A fotografia e o cartoon estão no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, em mais um ciclo de exposições. O Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon World Festival passa mais uma vez por Anadia, pela mão do Museu Nacional da Imprensa, agora com a homenagem prestada a Cristiano Ronaldo na edição de 2015 do certame.

Um júri internacional selecionou, de entre as centenas de trabalhos a concurso, mais de 50 cartoons que ilustram, com muito humor, os traços e gestos inconfundíveis do craque português, e que revelam a criatividade de humoristas de diversos países, com perspetivas e sensibilidades estéticas díspares. Lembramos que os prémios especiais tiveram início na edição 2013 do PortoCartoon, homenageando Manoel de Oliveira e José Saramago, e prosseguiram em 2014, dedicados, então, a Nelson Mandela e Siza Vieira, tendo os cartoons alusivos ao arquiteto português sido expostos no Museu do Vinho Bairrada em 2015.

moveis-pascoa-2016

Esta mostra do Prémio Especial de Caricatura reúne os trabalhos vencedores, as menções honrosas e as restantes caricaturas finalistas, da autoria de cartoonistas da Bolívia, Brasil, Bulgária, Colômbia, Egito, Espanha, Irão, Quénia, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Tailândia e Turquia, entre outros. O vencedor foi o polaco Krzysztof Grondziel, tendo o segundo prémio sido atribuído ao português António Santos (Santiagu) e o terceiro ao brasileiro Renato Aroeira.
Em simultâneo, o Museu do Vinho Bairrada acolhe “Lucidez”, uma exposição de trabalhos de Miguel Rolo, jovem, mas consagrado, fotógrafo anadiense premiado em certames nacionais e internacionais.

As sete dezenas de fotografias selecionadas para esta mostra põem em evidência o património vitivinícola da Bairrada nas suas diversas facetas: paisagem natural, caves e adegas, gentes, vinhos… Mas não só, pois são igualmente exibidos os trabalhos que valeram a Miguel Rolo galardões como Fotógrafo Especialista em Casamentos pela Associação de Fotógrafos Profissionais de Portugal (2011), Fotógrafo Europeu Qualificado pela Federação Europeia de Fotografia (2012), Master QEP – Qualifier European Photographer (2014), finalista do World Photograpfic Cup (2015) e finalista a Fotógrafo Europeu do Ano, pela Federação Europeia de Fotógrafos (2016), entre muitos outros.

É, ainda, dada a conhecer a sua participação no documentário “Pára-me de repente o pensamento”, do realizador Jorge Pelicano, ou seja, as fotografias que Miguel Rolo produziu para este projeto cinematográfico premiado com o Prémio Signes na Secção de Cinema Transgressivo do International Festival Signes de Nuit (Paris, 2014), com o Grande Prémio do Público para Melhor Realizador nos Caminhos do Cinema Português (Coimbra, 2014), e com Prémio Sophia de Melhor Documentário em Longa Metragem, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, entre outros. Trata-se de um filme apoiado pelo Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção Geral da Saúde, e que tem como cenário o Hospital Conde de Ferreira, “a primeira construção de raiz feita para a psiquiatria em Portugal”, e que retrata aspetos da “vida que se repete nos espaços de um hospital psiquiátrico”, onde “a lucidez e a loucura vivem juntas”.

Com uma forte sensibilidade para trabalhar a luz e as perspetivas de enquadramento, Miguel Rolo apresenta, assim, as diversíssimas vertentes do seu trabalho enquanto fotógrafo, denotando, em todas elas, uma rara sensibilidade e um profundo sentido estético.

As duas exposições estarão patentes no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, até ao próximo dia 31 de outubro, podendo ser visitadas de 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos fins-de-semana e feriados, das 11h00 às 19h00.