Escola EB2 de Mira: Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 3 dezembro 2015

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro de 2015) as docentes de Educação Especial da Escola Básica de Mira convidaram a escritora Sofia Souto Moniz para apresentar o livro “O Pirilampo que tropeça” na Biblioteca da EB2, para todos os alunos do pré-escolar, 1º e 2º CEB de Mira. Esta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Sofia Souto Moniz é natural da cidade de Lubango, Angola, e reside no concelho de Cantanhede há 17 anos. No corrente ano, escreveu “O Pirilampo que Tropeça”, um conto infanto-juvenil que aborda de forma diferente a Epilepsia. Esta edição é desenvolvida em colaboração com o Projeto Arco-Íris, para o qual reverte parte do valor da venda da publicação.

Projeto Arco-Íris é um projeto de intervenção social que visa responder a necessidades ocupacionais e simultaneamente contendo um caráter formativo. O seu principal objetivo é criar uma resposta não institucional que permita a formação profissionalizante dos jovens com epilepsia e/ou incapacidade e deficiência, bem como potenciar a sua autonomia e desenvolver capacidades para a sua integração no meio laboral. As áreas de atividade que o projeto alberga são: Jardinagem; Pastelaria; Auxiliar de Infância; Auxiliar de Cozinha; Agricultura; Pecuária e continuação de atividades inerentes ao percurso educativo.