Equipa portuguesa de boccia chega à prata e António Marques alcança mais uma medalha em Campeonatos da Europa

Atleta da APCC participou em competição que decorreu em Sevilha

António Marques, atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), conquistou no sábado (31 de Agosto) a sua nona medalha em Campeonatos da Europa de Boccia, ao integrar a Equipa BC1/BC2 de Portugal que chegou à prata na competição deste ano, disputada na cidade de Sevilha, em Espanha.

A equipa nacional (constituída ainda por Abílio Valente, André Ramos, Cristina Gonçalves e Nelson Fernandes) começou por conseguir o apuramento num grupo bastante equilibrado, em que teve como adversários o Reino Unido, a Holanda e Israel. Depois, na fase decisiva, os jogadores portugueses venceram a Eslováquia nas meias-finais, encontrando a Rússia numa final emocionante.

Desta forma, Marques – que foi acompanhado, como é habitual, pelo seu treinador e parceiro de competição Emílio Conceição – enriqueceu ainda mais um currículo em que constam outras 12 subidas ao pódio em grandes competições internacionais. Destacam-se as sete vezes em que alcançou esse feito em Jogos Paralímpicos, que ajudam a fazer dele o praticante mundial de boccia com mais medalhas neste grande evento.

António Marques é ainda, aos 55 anos, o jogador que há mais tempo participa em provas internacionais da modalidade. Tem desenvolvido todo o seu percurso desportivo na APCC, instituição pioneira no desporto para pessoas com deficiência em Portugal, da qual é utente desde os 14 anos.

O Campeonato da Europa de Boccia decorreu entre os dias 26 e 31 de Agosto, com os jogos a terem lugar no Palácio dos Desportos de Sevilha. Em competição estiveram 107 atletas, entre os quais 11 portugueses, em representação de 22 países.

O boccia é uma modalidade mista, disponível desde o lazer e a recreação até ao mais alto nível de competição e com grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior).