28.7.2023 –
É já uma prática recorrente de muitos portugueses esperarem ansiosamente pelo reembolso do IRS, o qual pode ser aplicado no pagamento de algumas despesas, reforçar poupanças ou até mesmo para o pagamento de umas merecidas férias. A Autoridade Tributária tem até esta segunda-feira para proceder ao reembolso, isto se fez a entrega da sua declaração a tempo e horas.
Como é que o reembolso de IRS é emitido?
Existem duas formas através das quais o reembolso lhe pode ser pago:
Transferência bancária
Esta é a opção normal para esta operação. A referência do IBAN que for comunicada ao Fisco é a que será utilizada para a entrega do reembolso de IRS. Se a informação que forneceu não for válida, deverá atualizar a mesma de forma a apresentar uma referência que conste na base de dados da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Ao optar por este método, após o reembolso ser emitido, terá de esperar, pelo menos, três dias úteis até que o dinheiro entre na sua conta pessoal.
Cheque
Caso não apresente um IBAN válido, será emitido um cheque para a sua morada fiscal. Quando receber esse cheque, terá apenas 60 dias para o depositar e receber o seu reembolso de IRS.
Se não depositar o seu cheque nesse prazo, pode solicitar a reativação do mesmo. Este processo tem também um prazo máximo, sendo que poderá realizar este pedido num prazo de cinco anos, contados a partir da data para a liquidação.
Caso seja tudo entregue nos devidos prazos legais para tal, até esta segunda-feira as Finanças têm a responsabilidade do envio da nota de liquidação do IRS, onde vai constar a forma como foi calculado o imposto por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Francisco Laranjeira/Executive Digest