Os cidadãos europeus terão agora a oportunidade de viajar mais rapidamente provando que estão seguros para atravessar fronteiras. O Certificado Digital Covid entra em vigor em todos os estados membros da UE nesta quinta-feira. O certificado pode ser utilizado em versão electrónica ou em papel. Este tipo de documento foi proposto pela primeira vez pelo primeiro-ministro da Grécia, em Março.
Um Certificado Digital COVID da UE é a prova, através de códigos QR, de que uma pessoa: ou foi vacinada contra a COVID-19. Recebeu um resultado negativo ou teste; recuperou do vírus. Os detentores deste certificado estarão, em princípio, isentos de restrições à livre circulação, a menos que sejam implementadas por razões de segurança.
O ministro para a Governação Digital da Grécia disse à Euronews que este tipo de certificado poderia ser implementado noutros sectores dentro da União Europeia.
Mas as maiores companhias aéreas e aeroportos da Europa expressaram preocupação em relação às longas filas de espera nos próximos dias, porque vão ser necessários controlos extra nas viagens dos cidadãos europeus.