O corpo de um homem, presumivelmente um dos dois ocupantes que estavam desaparecidos na sequência de um naufrágio da embarcação onde seguiam na ilha de São Jorge, nos Açores, foi encontrado.
O comandante da capitania do Porto da Horta, Rafael da Silva, revelou que “foi localizado às 19:30 locais (mais uma hora em Lisboa) na baixa da Ribeirinha, na parte leste da costa norte da ilha do Pico, o corpo de um homem que, ao que tudo indica, será um dos desaparecidos do naufrágio”.
Segundo Rafael da Silva, o corpo foi avistado por um membro da Autoridade Marítima que fazia buscas apeadas ao longo da costa, tendo sido em simultâneo visto por populares que se encontravam no local.
“Face a estes desenvolvimentos, a operação de resgate, ao contrário do que estava previsto, vai prolongar-se pela noite dentro, com auxílio de holofotes”, adiantou o capitão do porto da Horta, na ilha do Faial.
O mesmo responsável acrescentou que “foi também reconsiderada a utilização de meios aéreos em às 21:30, já está a auxiliar a operação um helicóptero “Merlin” da Força Aérea, para tentar localizar o último desaparecido.
“Caso não tenha sucesso, a operação é interrompida hoje e vai ser retomada na terça-feira, às 07:30 locais”, referiu Rafael da Silva.
O alerta para este naufrágio foi dado no domingo às 20:00 locais.
A embarcação de recreio virou a seis milhas do porto da Calheta, em São Jorge, quando fazia a travessia entre as ilhas do Pico e São Jorge, do grupo central do arquipélago.
Do mar foram resgatados três tripulantes com vida e continua por localizar um homem com cerca de 50 anos.
As causas do acidente estão ainda por apurar, tendo já sido aberto um inquérito, referiu o responsável.
Lusa