26.12.2023 –
A maior competição de todo o terreno vai contar com estação de carregamento para veículos alimentados a hidrogénio. A estação é portuguesa é já está a ser deslocada para o Médio Oriente.
O Dakar 2024 na Arábia Saudita vai contar, pela primeira vez, com veículos alimentados a hidrogénio. A solução, de engenharia portuguesa, foi desenhada e construída por uma empresa de Leiria.
Esta é uma evolução em sintonia fina do desenvolvido nos últimos três anos e meio para o circuito comercial adaptada aos desportos motorizados capaz de abastecer, a hidrogénio todo o tipo de veículos num curto espaço de tempo.
“É a primeira estação que se faz móvel. Andará cada dia num sítio e foi toda desenhada em casa pelo PRF, pela nossa equipa de engenharia. Vai buscar bastante das experiência que já temos de 32 anos de gases. O hidrogénio é diferente de outros gases, mas não deixa de ser um gás comprimido”, explica Paulo Ferreira, da PRF
A estação de carregamento vai ser colocada à prova e já está a caminho da Arábia Saudita, onde vai decorrer a prova entre 5 e 19 de janeiro. A PRF – Gás, Tecnologia e Construção está a especializar-se no setor do hidrogénio, principalmente no abastecimento de veículos de trabalho por toda a Europa num caminho que, não sendo mais barato, é mais limpo.
SIC Notícias
Imagem: PRF