30.12.2023 –
Os dados da Comissão Europeia mostram que a região do Tâmega e Sousa é a que enfrenta maior risco de dependência de idosos, visto que há uma perda de 4,3 pessoas por cada 100.000 habitantes todos os anos.
Os jovens portugueses qualificados continuam a emigrar e a região Norte do país é a que mais sente esta sangria. As novas gerações são das mais afetados pela falta de condições, por exemplo, para comprar uma casa.
Em cada dez pessoas que saem do país, seis têm menos de 40 anos. Os dados do Instituto Nacional de Estatística do ano passado mostram que há um aumento de 3.000 pessoas face ao ano anterior.
A emigração dos mais novos voltou a aumentar e, por isso, há menos licenciados a trabalhar em Portugal. Saem em busca de melhores condições de vida, ou seja, mais dinheiro ao fim do mês.
O Norte é das regiões da Europa em que se perdem mais jovens talentos. Se vão embora os mais jovens, ficam os mais velhos. Os dados da Comissão Europeia mostram que a região do Tâmega e Sousa é a que enfrenta maior risco de dependência de idosos, visto que há uma perda de 4,3 pessoas por cada
100.000 habitantes todos os anos.
Flávio Bártolo/SIC Notícias