21.5.2024 –
Chama-se Manuel Penetra, tem 12 anos, reside em Sepins, no Concelho de Cantanhede e tem paixão por cavalos. Prepare-se para ouvir falar deste jovem com mais frequência, porque… ele já voa alto!
Bruno Machado., o pai de Manuel Penetra é ferrador de cavalos de competição e, há muitos anos tem andado por Portugal fora por conta dessa atividade.Certamente terá sido por acompanhar a jornada do pai, que o (então) pequeno Manuel interessou-se por aprender a montar, quando tinha “cerca de seis anos de idade”.
Cedo, porém, quem o via montar e saltar pequenos obstáculos, apercebeu-se que ali encontrava-se uma criança “com talento e interessada em aprender”. Como resultado desta descoberta, há cerca de dois anos a tal paixão passou a ser o desporto escolhido pelo menino Manuel tendo iniciado a sua prática “mais a sério, em conjunto com a vida normal de um estudante”, confirma o pai orgulhoso.
Desde então, Manuel Penetra tem participado em provas do circuito nacional em Iniciados e, recentemente, também participou no conhecido Concurso Internacional de Saltos, que aconteceu em Ponte de Lima. Ali, a jovem promessa da equitação nacional competiu com a égua Swansea Bois Margot, durante três dias e, em todos eles, “esteve sempre em primeiro lugar em saltos de metro”, num verdadeiro trabalho de equipa realizado em conjunto entre o cavaleiro e o animal.
Mas, tanto o pai, Bruno, como o atleta, Manuel admitem que todo esse crescimento notável tem acontecido, muito por conta do trabalho desenvolvido pelo seu treinador, Filipe Paixão, que vai lhe dando cada vez mais confiança e capacitações nos treinos realizados no Centro Hípico de Coimbra.
É certo que o caminho ainda há pouco começou a ser trilhado na carreira de Manuel Penetra, mas os indicadores deixam antever um futuro risonho para o menino franzino que vai crescendo em altura e em capacidades no desporto que escolheu por livre vontade.
De agora em diante, ele vai procurar saltar cada vez mais e mais alto.
Limites? Na sua tenra idade, eles poderão parecer gigantescos ou pequenos em cada participação. Por enquanto, o que ele quer mesmo é… dar o grande salto rumo às grandes vitórias!
Jornal Mira Online