25.6.2023 –
Os marchantes passaram. Mas, ficou a certeza de que a tradição é para ser mantida!
Exatamente uma semana depois da Praia de Mira, foi a vez de Mira receber as três marchas de crianças e as quatro de adultos que se apresentaram neste ano de 2023. Os espetáculos podem até ser os mesmos, mas basta ver nos olhos de quem está em palco, para se perceber que cada um vivencia o momento de maneira diferente, não se tratando de uma mera repetição de movimentos e alegorias: a emoção está lá, o sentimento está lá e a sensação de dever cumprido, acaba por permanecer ao fim de cada apresentação.
Dizem que, “quem faz por gosto, não cansa”. Poucos pensamentos são tão falsos! Quem faz por gosto, cansa – e, de que maneira! – porque, neste caso, são meses de preparação, de ansiedade e de um nervoso miudinho.
Mas, na hora h, quando o recinto recebe marchantes seniores, adultos, jovens e crianças empenhados e empenhadas em dar o melhor de si e em não deixar a tradição perder-se, todos os dias e noites que antecederam o espetáculo acabam por ser mais um desafio alcançado. Quando termina, fica a certeza de que já se deve pensar no ano seguinte!
O único senão de tão rica noite de sorrisos, aplausos e indisfarçável orgulho, foi o demasiado tempo que existiu entre a última marcha das crianças e a primeira dos adultos. Esta é uma situação que deve ser analisada com carinho por quem de direito, em nome de um público que merece a maior das atenções, até nos mais pequenos pormenores.
Jornal Mira Online