“Em Febres as Festas valem Ouro!”

02/09/22-

Entre 9 e 18 de Setembro, irá receber milhares de visitantes todos os dias, para presenciarem um certame cheio de novidades e carregado de cores, luzes e emoções. As Festas 2020+2 estão quase, quase a chegar… para gáudio da Vila e dos que a ela acorrerem…

O Jornal Mira Online conversou com Ângela Costa e António Fresco, dois dos dezoito ativos mordomos da Festa (aos quais se juntarão outros doze voluntários) que promete “orgulhar as gentes de Febres e honrar as suas tradições” entretanto, sem nunca descurar da criatividade e deixar de assumir um compromisso com a modernidade.

 

Extremamente motivados e sempre com os olhos postos em tudo o que se refere ao que está a ser preparado para o “Pica no Chão” que começa nesta sexta-feira, 2 de Setembro e vai até ao dia 4, evento que antecede às Festas da localidade, Ângela e António nem por isso deixaram de contar como será o evento que tem início exatamente daqui a uma semana.

“NÃO FALTARÃO COISAS NOVAS…”

“Temos mais que uma mão cheia de novidades” contam, para deixarem – de seguida – o elenco delas: “Em primeiro lugar, teremos 2 “bares andantes” onde as pessoas poderão  comprar “uma bebida especial” sem necessitarem de ficar à espera para comprá-las nos bares fixos”, afirmam cheios de entusiasmo. Duas pessoas estarão a circular – os bares andantes – dentro da multidão, servindo os transeuntes…

Quanto à segunda novidade, trata-se da “existência de uma “espécie” de banco, onde as pessoas irão trocar seus “Euros” por “Festas”, a única moeda que irá circular no recinto…”. Importante referir, é que as pessoas não terão de se preocupar com o câmbio, uma vez que “cada “Euro” vale uma “Festa”, ou seja, se entregar vinte euros à “banca” receberá exatamente o equivalente em “festas” .

Um sistema de videomapping a mostrar imagens na fachada da Igreja local, é a terceira novidade que irá, certamente, atrair a atenção de todos pela beleza do que será exposto visualmente.

A quarta novidade será, garantidamente, um dos maiores orgulhos dos organizadores destas Festas: “Teremos uma avenida cultural, que se situará ao longo da parte arborizada da nossa praça central, onde estarão artesãos, comerciantes, gente ligada à cultura, numa espécie de alameda, e onde os visitantes poderão conhecer as novidades e adquirí-las se assim o entenderem… Essa “Avenida Cultural Crédito Agrícola” será uma das mais interessantes opções que os nossos visitantes irão encontrar por cá, já que a cultura não se faz somente com Grupos de Baile e cantores famosos…” garantem os organizadores.

Um conjunto de WC´s extra, para além dos públicos que a Freguesia dispõe no Largo, também faz parte do rol de novidades, pois contribuirá para que as extensas filas que acontecem naturalmente em grandes eventos, como é o caso, sejam ainda mais diminuídas.

Para o fim, no que se refere às novidades, ficou – talvez – a mais excêntrica de todas: a criação da “”Raspanesse”, uma espécie de raspadinha que vem substituir os famosos “enroladinhos” que as pessoas abriam para saber os seus prémios na quermesse. Ao invés disso, basta rasparem e… zás! Ficam a saber o que ganharam…” afirmaram entre sorrisos, talvez a imaginarem como será divertido ver as pessoas a fazerem raspadinhas no meio de um evento de tal grandeza…

“AS CELEBRAÇÕES… OS EVENTOS DENTRO DO EVENTO!”

 

A ressurreição dos famosos “Jogos sem Peneiras” que acontecerão na tarde da segunda-feira, são um dos mutos atrativos durante o período festivo. Quem desejar participar, basta juntar a sua equipa e inscrever-se na página do Facebook das Festas, ou através da página www.febres2020.pt, ou mesmo, através dos contatos disponibilizados na página. Mas, é importante referenciar que “o número de equipas é limitado” o que obriga, a quem queira participar, que faça a suas inscrição o quanto antes!

Haverá também uma “prova a contar para o troféu nacional de perícia automóvel, que acontecerá no dia 10, pelas 14,30 horas. Todos podem participar, caso sintam-se preparados para muita adrenalina. As inscrições também encontram-se abertas para este evento”.

 

Como é óbvio, Festa que é Festa deve ter os Grupos de Baile – que atuarão em todas as noites, os DJ´s e os músicos famosos – neste caso, o nome mais sonante é o da conhecida Rosinha – para além daquelas que são o ápice da parte religiosa: as procissões.

Neste particular, António Fresco e Ângela Costa deixam a garantia de que “como é comum, nas nossas Festas, não haverá “uma” imagem, mas sim… diversas. Cada localidade da nossa extensa Freguesia trará, durante a semana que antecede o evento, a “sua” imagem e, todas elas participarão na Procissão Solene de Domingo… já que estas Festas não são da localidade de Febres, mas sim, de toda a Freguesia!”
Agora, resta esperar  que tudo esteja completamente preparado no dia 9 de Setembro, para que as muito aguardadas Festas 2020+2 tenham início. O Jornal Mira Online, partner deste grandioso certame, realizará ampla cobertura todos os dias, para levar aos seus leitores, as mais importantes imagens e sons, para além das histórias de cada dia.

Fique atento. Divirta-se, participe e… boas Festas!

 

Jornal Mira Online