Comunicado do PSD de Mira:
“No âmbito das eleições legislativas ocorridas no dia de ontem, os eleitores foram chamados às urnas e deram uma vitória ao Partido Socialista com 36,65% (106 deputados), seguido do PSD com 27,90% (77 deputados), Bloco 9,67%, (19 deputados), PCP 6,46 % (12 deputados), CDS 4,25% (5 deputados), PAN 3,28% (4 deputados) e 3 novos partidos com um deputado cada (todos abaixo de 1,5%): Chega, Iniciativa Liberal e Livre.
A Assembleia da Republica tem agora a representação de 9 partidos, uma nova realidade a nível nacional.
Dos partidos que compunham a Assembleia da Republica verifica-se um aumento de votantes no Partido Socialista e PAN e um decréscimo em todos os outros, não esquecendo que há 4 anos PSD e CDS tinham concorrido coligados.
No contexto distrital e local, o PS venceu 14 dos 18 distritos e o PSD os restantes 4.
No que toca ao distrito de Coimbra, o Partido Socialista elegeu 4 deputados, o PSD 3 e o Bloco de Esquerda 1, ganhando o PS em 15 dos 17 concelhos do distrito.
O PSD conseguiu vencer em MIRA e Cantanhede sendo assim os únicos dois concelhos em que o PSD saiu vitorioso a nível distrital.
Se olharmos a nível local verifica-se que o PSD saiu vitorioso na Freguesias de Mira, Carapelhos e Seixo e o PS na Freguesia da Praia. Das 17 mesas de voto do Concelho o PSD, ganhou em 11 mesas e o PS em 6. Se verificarmos com mais detalhe, concluímos que o PSD ganhou em todas as mesas de Carapelhos e Seixo, a mesa da Barra na Freguesia da Praia, e 7 das 10 mesas da Freguesia de Mira (ganhando em Lentisqueira, Leitões, Portomar, Ermida, Lagoa e uma das 4 mesas na Vila de Mira).
Registar ainda que a nível nacional houve uma votação de 54,50% e a nível de Mira 46,39%.
Agradecemos a todos os que depositaram a confiança no Partido Social Democrata e esperamos que os deputados agora eleitos, independentemente do seu partido, possam defender os interesses do país e cada cidadão o melhor possível”.