Na pequena localidade de Arrôtas, na Porcariça (Concelho de Cantanhede) habitam corações enormes. Daqueles que fazem-nos meditar que a humanidade, afinal, existe…
Foi no passado dia 7 que, numa rede social, ficamos todos a saber que Cláudia Pais disponibilizará “refeições gratuitas no dia 24-12-2020 para pessoas que neste dificil momento não tenham acesso a qualquer outra ajuda”. Mais ainda, a autora do texto garante que “se precisas não tenhas vergonha: vêm até nós e leva a tua Ceia de Natal gratuita ou pede a alguém que o faça por ti. Se vives na rua e nao tens um tecto onde ficar nesta noite de Natal junta-te a nós, a churrasqueira terá a porta aberta para entrares e partilhares a Ceia de Natal connosco”.
A reportagem do Jornal Mira Online ouviu Cláudia Pais, no sentido de perceber o porquê desta ação e as consequências dela.
Confessando-se “bastante feliz pela reação das pessoas”, mas afirmando que a ideia foi do seu filho, “Gonçalo Cardoso, o proprietário da Churrasqueira”, a mãe orgulhosa afirma ser somente a porta-voz de uma ideia que, desde a primeira hora, tem colhido frutos.
“Temos, até este momento, sete pessoas que se disponibilizaram para colaborar na cozinha e nas entregas” e ela tem fé de que o número de colaboradores para este pequeno grande projeto consiga chegar a todos os que dele necessitarem, num momento tão difícil e numa quadra onde a solidariedade se faz, ainda mais, presente!
Quanto aos necessitados deste aconchego, ela diz que a maioria das pessoas que solicitaram a ajuda, até ao momento, são de Coimbra, mas também já surgiram pedidos do Concelho de Cantanhede e, tal como o coração de mãe, sempre vai procurando acolher aos pedidos que vão surgindo, incluindo roupas para crianças ou para proteção contra o frio que se faz sentir.
Mas, para completar o quadro, Cláudia, Gonçalo e os seus irão disponibilizar aos sem abrigo a oportunidade de “arranjar roupa, tomar um banho e sentarem-se connosco na mesa durante a ceia de Natal…”.
É esta a razão deste editorial: todos os dias do ano, em algum local, pessoas de coração grande como estas, vão dando exemplos de cidadania, de humanidade e respeito pelo próximo. Não são caso único, felizmente, mas poderão ser muitos mais numa próxima oportunidade.
Cláudia Pais e Gonçalo Cardoso são apenas dois execelentes exemplos de que, na humanidade cabem boas e desinteressadas ações. Que estes exemplos se multipliquem de tal forma que a sociedade possa sentir-se cada vez mais orgulhosa da existência de pessoas assim!
Boa Ceia para todos, então!
Jornal Mira Online
N. da R. – Se conheçer alguém que, neste momento, esteja a precisar de ajuda, contacta Cláudia Paz ou a Churrascaria Augusto, através dos seguintes números: 910712397 ou 231027519