A EcoCharge, proposta de dois alunos – Manuel Prata e António Silva – da Escola Tecnológica e Artística de Pombal, foi a grande vencedora do Concurso Municipal de Ideias que teve lugar no Mini-auditório do Teatro Cine de Pombal, no dia 3 de Março.
O Projecto e a inovação subjacente, baseiam-se na criação de uma capa de telemóvel com uma bateria e um painel fotovoltaico incorporado, que tornará possível carregar a bateria do telemóvel longe que qualquer tomada elétrica, usando a luz solar.
Em segundo lugar, o júri votou a ideia de Rafael Mendes e de Ricardo Gonçalves, da ETAP, que criaram o Groupcontroller, um dispositivo com uma tecnologia inovadora de controlo de grupos (crianças, idosos, excursões), que permite auxiliar na localizar dos elementos de um determinado grupo, alertando para possíveis distanciamentos não previstos, por exemplo, numa visita de estudo.
Em terceiro lugar ficou a proposta da aluna Ana Rita Baleizão, da Escola Secundária de Pombal, que criou o software GEP – Gestão de Estágios Profissionais, uma ferramenta que permitirá a prestação de serviços a escolas secundárias e profissionais na gestão dos processos de candidatura a estágios no estrangeiro, no âmbito do programa Erasmus+.
Na sessão, o Presidente da Câmara, Diogo Mateus deixou uma mensagem de esperança e de alento a todos os participantes, apelando ao seu empenho e resiliência, fundamentais para o sucesso e criação de riqueza, sem nunca esquecer a realização e a felicidade pessoais.
Após o apuramento a nível concelhio, a ideia vencedora irá agora representar o Concelho de Pombal na final Intermunicipal do Concurso de ideias, que será realizada no próximo dia 20, também em Pombal no Auditório Municipal.