Propostas dos jovens podem ser entregues até 15 de setembro
O Município de Cantanhede está a desafiar os jovens dos 16 aos 30 anosos a apresentarem uma ideia ou um projeto que promova o interesse público local no âmbito do Orçamento Participativo Jovem, cuja 1.ª edição já está a decorrer.
Concluída a fase de divulgação deste projeto de cidadania ativa, o Orçamento Participativo Jovem entra agora no período de apresentação de propostas – mediante inscrição prévia na plataforma existente no site do Município de Cantanhede –, que decorre até 15 de setembro.
As áreas temáticas centram-se na Educação formal e não formal; Património e Ciência; Emprego; Saúde; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Urbanismo, Reabilitação e Requalificação; Igualdade e Inclusão Social; Cultura, Desporto e Turismo.
De acordo com o regulamento, “a proposta deve ser específica e bem delimitada no que respeita à sua execução, pelo que os participantes deverão atribuir uma designação à proposta de investimento, descrevê-la de forma sucinta e indicar o valor do investimento até ao valor máximo de 50 mil euros”.
Entre 15 de setembro e 15 de outubro será feita a análise técnica das propostas, decorrendo a votação durante um mês, até 15 de novembro, através do site do município (www.cm-cantanhede.pt) ou de forma presencial nas instalações da Câmara Municipal de Cantanhede. O projeto vencedor será anunciado até 16 de dezembro de 2022.
O Orçamento Participativo Jovem é um mecanismo de democracia participativa, voluntária, no âmbito do qual os/as jovens podem dar o seu contributo para a definição das políticas do Município de Cantanhede. Representa também um importante instrumento na promoção do diálogo e da aproximação dos jovens nas politicas locais, numa visão cívica e de responsabilidade pública.
Mais informações disponíveis em https://www.cm-cantanhede.pt/participa.