No Parque Expo-Desportivo é grande a azáfama na montagem das infra-estruturas e dos stands que vão dar corpo à XXIV Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede. Como habitualmente, a organização assegurou-se de que o trabalho de preparação do recinto e a instalação dos equipamentos esteja concluído a tempo de proporcionar aos expositores um período alargado para a decoração dos seus espaços, de modo a que no próximo dia 25 de julho tudo esteja a postos para a inauguração.
Os contornos do certame há muito que estão definidos e a perspetiva dos responsáveis é a de que haverá condições para que se registe uma dinâmica favorável à superação do êxito das edições anteriores. Nos trabalhos que estão já a decorrer há uma aposta na reorganização e qualificação dos espaços para valorizar a participação dos expositores e garantir excelentes condições de visita para o público. A área total do recinto é de 90.300 m2 e a esmagadora maioria dos 625 espaços de exposição vai ser ocupados por agentes económicos dos setores industrial, comercial e agrícola, destinando-se os restantes aos expositores institucionais e a outras vertentes do evento. Dos fatores de atratividade assumem particular relevância o cartaz de espetáculos de nível internacional e 45 tasquinhas, área de visita obrigatória que este ano conta com mais dois espaços que o ano passado.
Segundo a organização, o programa de concertos foi estruturado de modo a proporcionar concertos para todos os gostos, com destaque para autores de alguns dos maiores êxitos do panorama da música moderna mundial e para os artistas de maior sucesso em Portugal. Os cabeças de cartaz são, recorde-se, os Kaiser Chiefs, que no dia 2 de agosto vão ter em Cantanhede uma das atuações da tournée europeia de promoção do seu novo álbum, lançado em março último, inundando o recinto com o som enérgico do tão apreciado mix de indie rock, new wave e post-punk revival. Outros nomes internacionais consagrados são o famoso DJ e produtor musical americano Borgeous (2 de agosto, sábado), os ingleses Rudimental DJ Set, principal referência internacional da música eletrónica (28 de julho, segunda-feira, com Richie Campbell na primeira parte), Michael Calfan (30 de julho, quarta-feira), cujas atuações têm feito furor por toda a Europa, e a dupla Klingande (31 de junho), que tem vindo a impor-se no circuito dos grandes eventos um pouco por todo o mundo.
Referência destacada merecem também os concertos dos GNR juntamente com a Orquestra Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (30 de julho, quarta-feira), reedição de uma experiência que foi um sucesso assinalável em 2008, no Pavilhão Atlântico, bem como as atuações dos consagrados Tony Carreira (26 de julho, sábado) e Xutos&Pontapés (3 de agosto, domingo), sem esquecer os espetáculos de artistas de referência em vários géneros musicais. São eles Anselmo Ralph e DJ Kura (25 de julho, sexta-feira) o programa Somos Portugal, da TVI, e Pedro Abrunhosa (27 de julho, domingo), Ana Moura e António Zambujo (29 de julho, terça-feira), Mastiksoul e 5-30 (31 de julho, quinta-feira), e Buraka Som Sistema e DJ Ride (1 de agosto, sexta-feira), entre outros.
Uma vertente do evento que tem vindo a ganhar crescente número de adeptos é sem dúvida o que se vai desenrolar no Palco Sagres, por onde vão passar os maiores animadores das pistas de dança da atualidade, designadamente Henri Josh (25 de julho, sexta-feira), David Silva + CRI$E (26 de julho, sábado), Mete Cá Sets (27 de julho, domingo), Karetus (28 de julho, segunda-feira), Dj Sexation (29 de julho, terça-feira), Diogo Menasso (30 de julho, quarta-feira), Fernando Alvim (31 de julho, quinta-feira), The Fucking Bastards (1 de agosto, sexta-feira), Xinobi & Moulinex (2 de agosto, sábado), DJ ODER (3 de agosto, domingo).
Dos inúmeros motivos de interesse do evento, há comos novidades uma exposição de peixes, plantas e aves aquáticas de vários continentes e uma grande mostra de profissões tradicionais, sendo de salientar ainda a animação a cargo das associações escolas e juntas de freguesia, a existência de um circuito de karting, um recinto com diversos animais selvagens e exóticos junto ao setor agrícola, zona onde haverá também o já habitual picadeiro, que será dinamizado por entidades que desenvolvem atividade equestre.