Suíça 2-0 Portugal. Dois golos em três ocasiões atestam ingratidão de um jogo controlado quase na totalidade pela Selecção Nacional, que revelou falta de frieza na finalização. Entrada em falso na caminhada rumo à Rússia nada compromete, embora desaconselhe o conjunto de Fernando Santos a perder mais pontos.
A Selecção Nacional entrou em falso na fase de qualificação para o Mundial 2018, perdendo em Basileia, diante da Suíça (2-0).
Numa noite tremendamente ingrata para o campeão europeu em título, os golos helvéticos, plenos de eficácia, surgiram no curto espaço de sete minutos: Embolo, aos 23′ e Mehmedi, aos 30′, na fase de jogo em que Portugal se perdeu por completo, com apatia gritante.
Apesar disso, o controlo de jogo foi, quase na totalidade, detido pela formação de Fernando Santos. A finalização, essa, esteve pela hora da morte, sendo esse factor decisivo para o desfecho infeliz da partida para as cores nacionais, bem como a latente falta de ritmo competitivo de alguns jogadores, em fase embrionária da temporada.
A história repetiu-se: a Selecção nunca venceu em Basileia e, hoje, o desígnio não teve alteração. Na próxima jornada do Grupo B de qualificação para o campeonato do mundo, Portugal recebe Andorra, a 7 de Outubro.
rr.sapo.pt
Foto: EPA