Três elementos da ADAMASTOR – Associação de Nadadores Salvadores de Mira conseguiram salvar duas mulheres do Concelho de Cantanhede que se encontravam em perigo na Praia de Mira.
Rafael Seiça, Tiago Estrela e Renato Santos, a equipa em serviço na tarde de sexta-feira, 21 de Agosto,são os elementos que conseguiram resgatar do mar duas mulheres – mãe e filha – residentes em Murtede, que estavam em perigo devido a uma onda que as arrastou.
A mãe, com 57 anos de idade foi avaliada pelos Bombeiros Voluntários de Mira que estiveram presentes no local, bem como a filha, com 32 anos.
Por apresentar hiportemia e queixar-se de dores na clávícula, no lado direito, assim como no membro inferior direito, a filha acabou por ser transportada para os HUC para posterior avaliação, enquanto a mãe recusou assistência hospitalar, por considerar que não era necessária, tendo apenas acompanhado a filha na ida ao Hospital.
De notar que este já é o terceiro caso, este ano, de pré-afogamento na Praia de Mira, sendo que os dois primeiros aconteceram antes do início da época balnear. Em todos os casos, os resgates foram feitos por elementos da ADAMASTOR.
Estiveram no local, para além dos 3 Nadadores Salvadores, 2 viaturas dos BVM com 4 operacionais, o coordenador da Proteção Civil de Mira e 1 veículo da GNR com 2 elementos.
As informações à reportagem do Jornal Mira Online foram prestadas por fontes oficiais dos BVM e da ADAMASTOR. Entretanto, os Bombeiros solicitam a todos, “o máximo cuidado na abordagem ao mar, sempre com segurança”.
Francisco Ferra / Jornal Mira Online